Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/60067
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Infraestrutura e elasticidades de comércio exterior: evidências empíricas para China |
Título(s) alternativo(s): | Infrastructure and foreign trade elasticities: empirical evidence for China |
Autor(es): | Jefferson Souza Fraga Helder Lara Ferreira Filho |
Resumen: | This article investigates the effect of infrastructure on the income elasticities of exports and imports for the Chinese economy, in the period 1981-2016, employing the Bayesian Model Averaging (BMA) technique. The results suggest that a better infrastructure promotes an increase in the income elasticity of exports and a decrease in the income elasticity of imports. The control variables – exchange rate, human capital, government consumption and institutional quality – increase the income-elasticity of exports, but have mixed results with respect to the income-elasticity of imports. Income elasticities were estimated applying the Kalman filter, which allows to obtain a time-varying estimate of the equilibrium growth rate of the balance of payments. Finally, the results show that infrastructure has a positive and significant long-term impact on the ratio of foreign trade elasticities in the Chinese economy. |
Abstract: | Este artigo investiga o efeito da infraestrutura nas elasticidades-renda das exportações e importações para a economia chinesa, no período 1981-2016, empregando a técnica Bayesian Model Averaging (BMA). Os resultados sugerem que uma melhor infra-estrutura promove um aumento na elasticidade-renda das exportações e uma diminuição na elasticidade-renda das importações. As variáveis de controlo – taxa de câmbio, capital humano, consumo público e qualidade institucional – aumentam a elasticidade-renda das exportações, mas têm resultados mistos no que diz respeito à elasticidade-renda das importações. As elasticidades-renda foram estimadas aplicando o filtro de Kalman, que permite obter uma estimativa variável no tempo da taxa de crescimento de equilíbrio da balança de pagamentos. Finalmente, os resultados mostram que as infra-estruturas têm um impacto positivo e significativo a longo prazo no rácio das elasticidades do comércio externo na economia chinesa. |
Asunto: | Comércio exterior China |
Idioma: | eng |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.33834/bkr.v8i1.272 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/60067 |
Fecha del documento: | 2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.braziliankeynesianreview.org/BKR/article/view/272 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Brazilian Keynesian Review |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
272-Article Text-1779-1-10-20221003.pdf | 802.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.