Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60080
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorIgor Magalhães de Araújo Cunhapt_BR
dc.creatorBruna Camargos Avelinopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-26T13:51:44Z-
dc.date.available2023-10-26T13:51:44Z-
dc.date.issued2016-07-
dc.citation.issue13pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage21pt_BR
dc.identifier.issn2676 - 0061pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60080-
dc.description.resumoUm dos principais objetivos da Contabilidade é fornecer informações úteis a seus usuários, o que pode ser alcançado por meio da divulgação (disclosure) destes itens contábeis. O disclosure pode ser definido como a evidenciação de informações contábeis quantitativas ou qualitativas comunicadas pela empresa pelos meios formais de divulgação (demonstrações contábeis) ou informais (site da entidade), que têm por objetivo prover informações úteis aos diversos usuários (Gibbins, Richardson & Waterhouse, 1990). A divulgação se dá de forma obrigatória e é regulamentada por uma série de disposições legais; sendo o modo pelo qual as empresas se comunicam com o seu público de interesse e, através desse, desenvolvem mecanismos com o intuito de alcançar os seus objetivos estratégicos e de mercado. No entanto, a divulgação também pode acontecer de forma voluntária, consequência de uma maior conscientização em relação à necessidade e respeito aos usuários. Estudos prévios indicam que as empresas com um melhor nível de divulgação tendem a apresentar melhores expectativas aos investidores, e, em função da transparência, as leis de mercado tendem a valorar esses ativos. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi identificar as variáveis que pudessem influenciar o disclosure voluntário de empresas listadas na BM&FBovespa em 2014. Nesse sentido, utilizando o teste de diferença de médias, verificou-se se as variáveis “nível de rentabilidade”, “tamanho da empresa”, “endividamento”, “sustentabilidade”, “regulamentação” e “internacionalização” influenciavam a divulgação de informações voluntárias de 31 empresas. Adotando um nível de significância de 5%, as hipóteses de que as variáveis “nível de rentabilidade”, “endividamento” e “regulamentação” influenciavam o disclosure voluntário foram refutadas. Por outro lado, as hipóteses de que as variáveis “tamanho da empresa”, “sustentabilidade” e “internacionalização” influenciavam a divulgação de informações voluntárias, não foram rejeitadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso USP de Iniciação Científica em Contabilidadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDisclosurept_BR
dc.subjectInformações Voluntáriaspt_BR
dc.subjectBM&FBovespa.pt_BR
dc.subject.otherContabilidadept_BR
dc.titleFatores que influenciam o nível de disclosure voluntário de empresas listadas na BM&FBovespapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://congressousp.fipecafi.org/anais/16UspInternational/default.asp?con=1pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fatores que Influenciam o Nível de Disclosure Voluntário de Empresas Listadas na.pdf480.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.