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Type: Artigo de Evento
Title: Fatores que influenciam o nível de disclosure voluntário de empresas listadas na BM&FBovespa
Authors: Igor Magalhães de Araújo Cunha
Bruna Camargos Avelino
Abstract: Um dos principais objetivos da Contabilidade é fornecer informações úteis a seus usuários, o que pode ser alcançado por meio da divulgação (disclosure) destes itens contábeis. O disclosure pode ser definido como a evidenciação de informações contábeis quantitativas ou qualitativas comunicadas pela empresa pelos meios formais de divulgação (demonstrações contábeis) ou informais (site da entidade), que têm por objetivo prover informações úteis aos diversos usuários (Gibbins, Richardson & Waterhouse, 1990). A divulgação se dá de forma obrigatória e é regulamentada por uma série de disposições legais; sendo o modo pelo qual as empresas se comunicam com o seu público de interesse e, através desse, desenvolvem mecanismos com o intuito de alcançar os seus objetivos estratégicos e de mercado. No entanto, a divulgação também pode acontecer de forma voluntária, consequência de uma maior conscientização em relação à necessidade e respeito aos usuários. Estudos prévios indicam que as empresas com um melhor nível de divulgação tendem a apresentar melhores expectativas aos investidores, e, em função da transparência, as leis de mercado tendem a valorar esses ativos. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi identificar as variáveis que pudessem influenciar o disclosure voluntário de empresas listadas na BM&FBovespa em 2014. Nesse sentido, utilizando o teste de diferença de médias, verificou-se se as variáveis “nível de rentabilidade”, “tamanho da empresa”, “endividamento”, “sustentabilidade”, “regulamentação” e “internacionalização” influenciavam a divulgação de informações voluntárias de 31 empresas. Adotando um nível de significância de 5%, as hipóteses de que as variáveis “nível de rentabilidade”, “endividamento” e “regulamentação” influenciavam o disclosure voluntário foram refutadas. Por outro lado, as hipóteses de que as variáveis “tamanho da empresa”, “sustentabilidade” e “internacionalização” influenciavam a divulgação de informações voluntárias, não foram rejeitadas.
Subject: Contabilidade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/60080
Issue Date: Jul-2016
metadata.dc.url.externa: https://congressousp.fipecafi.org/anais/16UspInternational/default.asp?con=1
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade
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