Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/60093
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Política de cotas na Universidade Federal de Minas Gerais: uma análise do perfil dos alunos com deficiência
Título(s) alternativo(s): Quota policy in the Universidade Federal de Minas Gerais: a profile analysis of students with disabilities
Autor(es): Adriana Maria Valladão Novais Van Petten
Terezinha Cristina da Rocha
Adriana Araújo Pereira Borges
Resumen: Neste estudo analisamos a implementação da política de cotas para pessoas com deficiência na Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo geral foi identificar o perfil dos estudantes que ingressaram através do sistema de cotas, por meio da análise de características como o tipo de deficiência, a área de estudos escolhida, a idade, o sexo, entre outros. A fundamentação para a realização da pesquisa permeia a compreensão in loco do estabelecimento da Política de cotas. Dentre os diversos aspectos identificados, foi possível notar que os alunos são formados pela maioria de homens, com deficiência física e a maior parte escolheu cursos da área da saúde. Esses resultados, em linhas gerais, embasaram a conclusão da necessidade de ampliação das discussões e reflexões acerca das demandas de acessibilidade que as instituições federais podem apresentar nos próximos anos.
Abstract: In this study we analyze the implementation of the quotas policy for people with disabilities in the Federal University of Minas Gerais. The goals was to identify the profile of students who enrolled through the quota system, making an analysis of characteristics such as the type of disability, chosen area of study, age, gender, among others aspects. The basis for conducting this research was the local understanding of the establishment of Public Policies. Among the identified results, it was possible to perceive that the students are formed by the majority of men, with physical disability, and most chose courses in the health area. The re-sults, broadly speaking, grounded the conclusion about the need to broaden the discussions and reflections about the accessibility demands that federal institutions may need in the coming years.
Asunto: Pessoa com deficiência
Ensino superior -- Aspectos sociais
Estudantes -- Aspectos sociais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL
FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n1.10.p127
URI: http://hdl.handle.net/1843/60093
Fecha del documento: abr-2018
metadata.dc.url.externa: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8338
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Política de cotas na universidade federal de minas gerais uma análise do perfil dos alunos com deficiência.pdf216.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.