Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/60124
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Olhar sobre a pós-graduação: ansiedade e autoeficácia nos cursos Stricto Sensu de ciências contábeis
Título(s) alternativo(s): A look at graduate studies: anxiety and self-efficacy in accounting sciences programs
Autor(es): Weverton Eugênio Coelho
Eduardo Mendes Nascimento
Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
Edgard Bruno Cornacchione Junior
Resumo: Objetivo: O objetivo geral deste estudo foi buscar evidências que permitissem analisar como ocorre a relação entre as variáveis ansiedade e autoeficácia entre os estudantes dos cursos stricto sensu de Ciências Contábeis.Método: Foi realizado um Survey interseccional com a utilização da Escala de Autoeficácia Geral Percebida e o State-Trait Anxiety Inventory (IDATE) em uma amostra composta por 322 estudantes de todos os programas stricto sensu de Ciências Contábeis do Brasil. A análise foi quantitativa, com o emprego de testes estatísticos correlacionais.Resultados: Constatou-se que a percepção de autoeficácia influencia no desempenho dos discentes, embora não haja distinção no nível de autoeficácia entre os gêneros, o que demonstra que a percepção de autoeficácia independe do gênero. Os resultados também mostraram que a ansiedade dos estudantes está correlacionada negativa e significativamente com a autoeficácia. Por fim, os discentes da pós-graduação stricto sensu do gênero feminino apresentam escores de ansiedade estatisticamente maiores do que os discentes do gênero masculino.Contribuições: A contribuição do estudo está em evidenciar essas variáveis e o papel da autoeficácia como ferramenta moderadora da ansiedade. Tais informações podem colaborar para que se delineiem estratégias de intervenção que maximizem o potencial acadêmico, científico e profissional dos cursos stricto sensu de Ciências Contábeis.
Abstract: Objective: This study’s general objective was to seek evidence and analyze the relationship between anxiety and self-efficacy among students attending graduate programs in Accounting Sciences. Method: An intersectional survey was performed using the General Self-Efficacy Scale and the State-Trait Anxiety Inventory (IDATE) in a sample comprising 322 students attending any degree-granting Accounting Sciences program in Brazil. A quantitative approach was used to analyze data using correlational statistical tests.Results: Perceived self-efficacy influences the students’ performance, though no distinction was found in self-efficacy levels between genders; hence, perceived self-efficacy is independent of gender. The results also show that the students’ anxiety levels are negatively and significantly correlated with self-efficacy. Finally, female graduate students scored significantly higher in anxiety than male students.Contributions: This study’s contribution lies in presenting these variables and the role of self-efficacy as a tool for moderating anxiety. This information can collaborate to design intervention strategies to maximize the academic, scientific, and professional potential of Accounting Sciences graduate programs.
Assunto: Autoeficácia
Ansiedade
Pós-graduação
Ciências contábeis
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.17524/repec.v16i2.2536
URI: http://hdl.handle.net/1843/60124
Data do documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://www.repec.org.br/repec/article/view/2536
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Olhar sobre a pós-graduação_ ansiedade e autoeficácia nos cursos Stricto Sensu de ciências contábeis.pdf715.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.