Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/60128
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Metodologias ativas na formação contábil: uma análise sob a psicologia da educação à luz das teorias de Piaget e Vygotsky
Título(s) alternativo(s): Active methodologies in accounting education: an analysis under the psychology of education in the light of the theories of Piaget and Vygotsky
Autor(es): Cícero José Oliveira Guerra
José Roberto de Souza Francisco
Resumo: O objetivo deste artigo é; com base nas teorias de Piaget e Vygotsky, verificar qual apercepção do alunado em Ciências Contábeis sobre a formação com metodologias ativas. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário relacionado às metodologias ativas, norteando as com os pensamentos de Piaget e Vygotsky, e distribuídos por meio eletrônico para estudantes de graduação ou pós em contabilidade Brasil. Os achados mostraram que os discentes reconhecem a importância das metodologias ativas no curso de contabilidade, mas foram mais suscetíveis as aulas tradicionais, onde os professores estão no centro da sala de aula com o domínio do conhecimento.
Abstract: The purpose of this article is; based on the theories of Piaget and Vygotsky, to verify the student's perception in Accounting about training with active methodologies. The data collection was carried out through a questionnaire related to the active methodologies, guiding them with the thoughts of Piaget and Vygotsky, and distributed electronically to undergraduate or post-accounting students in Brazil. The findings showed that students recognize the importance of active methodologies in the accounting course, but were more susceptible to traditional classes, where teachers are at the center of the classroom with the mastery of knowledge.
Assunto: Psicologia da aprendizagem
Contabilidade
Didática
Educação - metodologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.57209/e-locucao.v1i21.457
URI: http://hdl.handle.net/1843/60128
Data do documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.faex.edu.br/index.php/e-Locucao/article/view/457
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Cientifica e-Locução
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.