Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/60157
Tipo: Tese
Título: Trajetórias discentes em um mestrado profissional em educação na perspectiva dos letramentos acadêmicos
Autor(es): Vanessa Aparecida da Silva Cruz
Primeiro Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho
Resumo: Este texto é o resultado de uma pesquisa de doutorado que objetivou conhecer as práticas de letramento no ensino superior no contexto da pós-graduação stricto sensu de um Mestrado Profissional em Educação e Docência de uma universidade pública brasileira. Tomando como quadro teórico-metodológico a perspectiva etnográfica dos letramentos acadêmicos (LEA, STREET, 1998; STREET, 2010), o estudo apresenta (a) um mapeamento dos discursos de documentos oficiais que norteiam os programas de pós-graduação profissional e (b) as trajetórias acadêmicas de um grupo de dezesseis mestrandos, de diferentes linhas de pesquisa, desde o processo de seleção até a apresentação do trabalho final, passando pelas etapas da construção do projeto e do exame de qualificação. Para a compreensão da dinâmica institucional das trajetórias discentes, a pesquisa incorporou as vozes dos professores e orientadores, da coordenação de curso, acompanhando as vivências acadêmicas por meio de trocas de e-mails, mensagens de WhatsApp, assistindo aulas e orientações virtuais, além da realização de diversas entrevistas em momentos distintos. Os resultados demonstraram que o mestrado profissional acompanhou o movimento de expansão da educação superior no Brasil e tem buscado firmar seu ethos em meio a características que permeiam tensões entre o campo profissional e o acadêmico, repercutindo em práticas de letramento que revelam diversos valores sobre as funções da escrita. A análise das práticas de letramento não se limitou à identificação de habilidades de leitura e de escrita ou à socialização do discurso acadêmico, muito embora os significados da escrita para os sujeitos da pesquisa estejam predominantemente embasados em um modelo autônomo de letramento (STREET, 1984) que preconiza uma superação de dificuldades de escrita como elemento garantidor do sucesso da sua trajetória.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/60157
Data do documento: 7-Jun-2023
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