Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60157
Type: Tese
Title: Trajetórias discentes em um mestrado profissional em educação na perspectiva dos letramentos acadêmicos
Authors: Vanessa Aparecida da Silva Cruz
First Advisor: Gilcinei Teodoro Carvalho
Abstract: Este texto é o resultado de uma pesquisa de doutorado que objetivou conhecer as práticas de letramento no ensino superior no contexto da pós-graduação stricto sensu de um Mestrado Profissional em Educação e Docência de uma universidade pública brasileira. Tomando como quadro teórico-metodológico a perspectiva etnográfica dos letramentos acadêmicos (LEA, STREET, 1998; STREET, 2010), o estudo apresenta (a) um mapeamento dos discursos de documentos oficiais que norteiam os programas de pós-graduação profissional e (b) as trajetórias acadêmicas de um grupo de dezesseis mestrandos, de diferentes linhas de pesquisa, desde o processo de seleção até a apresentação do trabalho final, passando pelas etapas da construção do projeto e do exame de qualificação. Para a compreensão da dinâmica institucional das trajetórias discentes, a pesquisa incorporou as vozes dos professores e orientadores, da coordenação de curso, acompanhando as vivências acadêmicas por meio de trocas de e-mails, mensagens de WhatsApp, assistindo aulas e orientações virtuais, além da realização de diversas entrevistas em momentos distintos. Os resultados demonstraram que o mestrado profissional acompanhou o movimento de expansão da educação superior no Brasil e tem buscado firmar seu ethos em meio a características que permeiam tensões entre o campo profissional e o acadêmico, repercutindo em práticas de letramento que revelam diversos valores sobre as funções da escrita. A análise das práticas de letramento não se limitou à identificação de habilidades de leitura e de escrita ou à socialização do discurso acadêmico, muito embora os significados da escrita para os sujeitos da pesquisa estejam predominantemente embasados em um modelo autônomo de letramento (STREET, 1984) que preconiza uma superação de dificuldades de escrita como elemento garantidor do sucesso da sua trajetória.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/60157
Issue Date: 7-Jun-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Vanessa Cruz.pdfTese1.87 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons