Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60182
Type: Artigo de Periódico
Title: Desenho universal para aprendizagem: uma abordagem para alunos com autismo em sala de aula
Other Titles: Universal learning design: an approach for students with autism in the classroom
Authors: Adriana Araújo Pereira Borges
Carlo Schmidt
Abstract: Embora o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) possa ser definido como um transtorno do neurodesenvolvimento, com déficits nas habilidades de comunicação e comportamento, o termo espectro retrata a enorme gama de diferenças individuais desses sujeitos. No ambiente escolar essas diferenças tendem a ser evidenciadas, o que pode refletir no trabalho do professor com o aluno. Uma das possibilidades de intervenção para facilitar o processo de aprendizagem de educandos com TEA é o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). O DUA pode ser compreendido como um conjunto de princípios e estratégias que se relacionam com o currículo escolar. Sua finalidade é eliminar as barreiras que impedem o aprendizado, contribuindo para a inclusão escolar dos alunos, principalmente aqueles que são público alvo da educação especial. Nesse sentido, atua como facilitador da prática pedagógica. Esse artigo discute a relevância do DUA, a partir das características dos aprendizes com autismo apontadas pelas teorias da coerência central, das funções executivas e da teoria da mente. A importância dessa abordagem é percebida a partir da narrativa da mãe de um aluno com autismo sobre os entraves da escolarização do filho e sobre as práticas pedagógicas que contribuíram em seu percurso educacional. Os resultados apontam para a importância de que os professores conheçam e se apropriem do DUA, uma ferramenta que contribui para a inclusão escolar dos alunos com autismo e para uma prática pedagógica mais equitativa.
Abstract: Although Autism Spectrum Disorder (ASD) can be defined as a neurodevelopmental disorder, with deficits in communication and behavioral skills, the term spectrumportrays the enormous range of individual differences in these subjects. In the school environment, these differences tend to be evident, which may affectthe work of the teacher with the student. One of the intervention possibilities to facilitate the student's learning process with ASD is the Universal Design for Learning (UDL). UDL can be understood as a set of principles and strategies that relate to the school curriculum. Its purpose is to eliminate the barriers that hinder learning, contributing to the school inclusion of students, especially those who are the target audience of special education. In this sense, it acts as a facilitator of pedagogical practice. The aim of this paper is to discuss how DUA can assist learners with autism according to weak central coherence (WCC), executive function and theory of mind (ToM) theories. The importance of this approach is perceived from the narrative of the mother of an autistic child about the obstacles to her son's schooling and about the pedagogical practices that contributed to her educational path. The results point to the importance for teachers to know and take ownership of UDL, a tool that contributes to the school inclusion of students with autism and to a more equitable pedagogical practice.
Subject: Educação especial
Autismo
Currículos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.12957/teias.2021.57044
URI: http://hdl.handle.net/1843/60182
Issue Date: 20-Aug-2021
metadata.dc.url.externa: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/57044
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Teias
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Desenho universal para aprendizagem uma abordagem para alunos com autismo na sala de aula.pdf309.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.