Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/60219
Tipo: | Tese |
Título: | A palavra dos clandestinos : escrevivências episódicas e racismo estrutural a partir da experiência cotista negra do PPGAN-UFMG |
Autor(es): | Daniel de Oliveira Baptista |
Primeiro Orientador: | Érica Renata de Souza |
Primeiro membro da banca : | Edgar Rodrigues Barbosa Neto |
Segundo membro da banca: | Andrei Isnardis Horta |
Terceiro membro da banca: | Vera Regina Rodrigues da Silva |
Quarto membro da banca: | Marcella Beraldo de Oliveira |
Resumo: | Partindo do interior das regras e práticas acadêmicas institucionais, essa tese procura analisar como discentes cotistas negros, negras e indígenas tem o seu reconhecimento enquanto sujeitos, e produtores e produtoras de conhecimento, negado a partir de uma leitura muito específica de suas ações e comportamentos dentro da estrutura institucional da Universidade Federal de Minas Gerais, e, mais especificamente, do PPGAN-UFMG, a comunidade acadêmica estudada em questão. Esta tese procura mostrar como suas ações e comportamentos não são lidas pela instituição acadêmica, pelos membros de sua comunidade, assim como pelo corpo docente da instituição, como legítimos ou apropriados, na medida em que os significados previamente estabelecidos pela instituição têm por referencial as noções e práticas da branquitude. |
Abstract: | Based on the internal rules and institutional academic practices, this thesis aims to analyze how black, indigenous, and quota students are denied recognition as subjects and knowledge producers based on a very specific interpretation of their actions and behaviors within the institutional structure of the Federal University of Minas Gerais, and more specifically, within the PPGAN-UFMG academic community under study. This thesis seeks to demonstrate how their actions and behaviors are not interpreted by the academic institution, its community members, and the faculty as legitimate or appropriate, as the meanings previously established by the institution are based on notions and practices of whiteness. |
Assunto: | Antropologia - Teses Racismo - Teses Direito à educação - Teses |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Antropologia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/60219 |
Data do documento: | 7-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Doutorado- Daniel Baptista_Versão Final pós-DEFESA.pdf | 23.87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons