Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/60219
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Érica Renata de Souza | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2180923030669698 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Edgar Rodrigues Barbosa Neto | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Andrei Isnardis Horta | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Vera Regina Rodrigues da Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Marcella Beraldo de Oliveira | pt_BR |
dc.creator | Daniel de Oliveira Baptista | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0844543774105312 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-30T13:40:12Z | - |
dc.date.available | 2023-10-30T13:40:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/60219 | - |
dc.description.abstract | Based on the internal rules and institutional academic practices, this thesis aims to analyze how black, indigenous, and quota students are denied recognition as subjects and knowledge producers based on a very specific interpretation of their actions and behaviors within the institutional structure of the Federal University of Minas Gerais, and more specifically, within the PPGAN-UFMG academic community under study. This thesis seeks to demonstrate how their actions and behaviors are not interpreted by the academic institution, its community members, and the faculty as legitimate or appropriate, as the meanings previously established by the institution are based on notions and practices of whiteness. | pt_BR |
dc.description.resumo | Partindo do interior das regras e práticas acadêmicas institucionais, essa tese procura analisar como discentes cotistas negros, negras e indígenas tem o seu reconhecimento enquanto sujeitos, e produtores e produtoras de conhecimento, negado a partir de uma leitura muito específica de suas ações e comportamentos dentro da estrutura institucional da Universidade Federal de Minas Gerais, e, mais especificamente, do PPGAN-UFMG, a comunidade acadêmica estudada em questão. Esta tese procura mostrar como suas ações e comportamentos não são lidas pela instituição acadêmica, pelos membros de sua comunidade, assim como pelo corpo docente da instituição, como legítimos ou apropriados, na medida em que os significados previamente estabelecidos pela instituição têm por referencial as noções e práticas da branquitude. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Racismo estrutural | pt_BR |
dc.subject | Racismo institucional | pt_BR |
dc.subject.other | Antropologia - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Racismo - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Direito à educação - Teses | pt_BR |
dc.title | A palavra dos clandestinos : escrevivências episódicas e racismo estrutural a partir da experiência cotista negra do PPGAN-UFMG | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese Doutorado- Daniel Baptista_Versão Final pós-DEFESA.pdf | 23.87 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License