Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/60248
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Física de partículas no ensino médio parte I: eletrodinâmica quântica
Título(s) alternativo(s): Particle physics in high school part I: quantum electrodynamics
Autor(es): Gláuber Carvalho Dorsch
Thaisa Carneiro da Cunha Guio
Resumen: O presente trabalho é o primeiro de uma série de artigos cuja proposta principal é apresentar uma nova sequência didática para o ensino de Física de Partículas no ensino médio. Propomos uma discussão sistematizada dessa temática, englobando não só a compreensão de seus conceitos-chave, mas também da própria natureza da Ciência, dos fatores que circundam sua prática e sua relação com tecnologia, sociedade e meio-ambiente, em uma perspectiva voltada à alfabetização científica. Neste trabalho apresentamos a primeira parte dessa sequência didática, com foco na teoria quântica do eletromagnetismo: a Eletrodinâmica Quântica. Analisamos as potencialidades do material aqui proposto, aliado a uma postura dialógica docente, avaliando a presença de indicadores de alfabetização científica e de engajamento dos estudantes ao longo de intervenções aplicadas em uma escola pública estadual em tempo integral do Espírito Santo.
Abstract: This is the first paper of a series aiming to present a new teaching sequence for Particle Physics in high school. We propose a systematic discussion of the subject, covering not only the understanding of its key concepts, but also of the very nature of Science, of the factors that surround its practice and of its relations to technology, society and the environment, in a framework towards scientific literacy. In this work we present the first part of this teaching sequence, focused on the quantum theory of electromagnetism: Quantum Electrodynamics. We analyze the potentialities of the material proposed here, when applied in a dialogic manner by the teacher, by evaluating the presence of scientific literacy and engagement indicators throughout interventions at a full-time public school in Espírito Santo, Brazil.
Asunto: Educação
Ensino médio
Didática
Física
Eletrodinâmica quântica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE FÍSICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0083
URI: http://hdl.handle.net/1843/60248
Fecha del documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/rbef/a/7t5mJSb8rsk6TXWJXGyQY4n/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Ensino de Física
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Física de Partículas no ensino medio parte I eletrodinâmica quântica.pdf124.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.