Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/60286
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Identifying the core concepts of pharmacology education: a global initiative |
Título(s) alternativo(s): | Identificando os conceitos centrais da educação em farmacologia: uma iniciativa global |
Autor(es): | Paul J. White Clare Guilding Tom Angelo John P. Kelly Laurel Gorman Steven J. Tucker Ashleigh Fun Jae Han Guanliang Chen Yassmin Samak Anna-Marie Babey Fabiana A. Caetano Sudhir Chandra Sarangi Jennifer Koenig Haiping Hao Joseph Goldfarb Kelly Karpa Luciene Bruno Vieira Carolina Restini Margaret Cunningham Patrik Aronsson Roisin Kelly-Laubscher Mark Hernandez Patangi K. Rangachari Janet Mifsud Fatima Mraiche Ramzi Sabra Octavio Piñeros Xuechu Zhen Helen Kwanashie Betty Exintaris Nilushi Karunaratne Kuniaki Ishii Yannee Liu |
Resumo: | Background and Purpose: In recent decades, a focus on the most critical and fundamental concepts has proven highly advantageous to students and educators in many science disciplines. Pharmacology, unlike microbiology, biochemistry, or physiology, lacks a consensus list of such core concepts.Experimental Approach: We sought to develop a research-based, globally relevant list of core concepts that all students completing a foundational pharmacology course should master. This two-part project consisted of exploratory and refinement phases. The exploratory phase involved empirical data mining of the introductory sections of five key textbooks, in parallel with an online survey of over 200 pharmacology educators from 17 countries across six continents. The refinement phase involved three Delphi rounds involving 24 experts from 15 countries across six continents. Key Results: The exploratory phase resulted in a consolidated list of 74 candidate core concepts. In the refinement phase, the expert group produced a consensus list of 25 core concepts of pharmacology. Conclusion and Implications : This list will allow pharmacology educators everywhere to focus their efforts on the conceptual knowledge perceived to matter most by experts within the discipline. Next steps for this project include defining and unpacking each core concept and developing resources to help pharmacology educators globally teach and assess these concepts within their educational contexts. |
Abstract: | Antecedentes e Propósito: Nas últimas décadas, o foco nos conceitos mais críticos e fundamentais tem se mostrado altamente vantajoso para estudantes e educadores em muitas disciplinas científicas. A farmacologia, ao contrário da microbiologia, bioquímica ou fisiologia, carece de uma lista consensual de tais conceitos básicos. Abordagem Experimental: Procuramos desenvolver uma lista de conceitos básicos, globalmente relevante, baseada em pesquisa, que todos os alunos que concluem um curso básico de farmacologia deveriam dominar. Este projeto de duas partes consistiu em fases exploratórias e de refinamento. A fase exploratória envolveu a mineração de dados empíricos das secções introdutórias de cinco livros-texto principais, em paralelo com um inquérito online a mais de 200 educadores de farmacologia de 17 países em seis continentes. A fase de refinamento envolveu três rodadas Delphi envolvendo 24 especialistas de 15 países em seis continentes. Principais Resultados: A fase exploratória resultou em uma lista consolidada de 74 conceitos principais como candidatos. Na fase de refinamento, o grupo de especialistas produziu uma lista consensual de 25 conceitos fundamentais de farmacologia. Conclusão e implicações: Esta lista permitirá que educadores de farmacologia em todo o mundo concentrem seus esforços no conhecimento conceitual percebido como mais importante pelos especialistas da disciplina. Os próximos passos deste projeto incluem definir e descompactar cada conceito central e desenvolver recursos para ajudar os educadores de farmacologia a ensinar e avaliar globalmente estes conceitos dentro dos seus contextos educacionais. |
Assunto: | Conceitos Técnica Delfos Farmacologia - educação Estudantes universitários Mineração de dados |
Idioma: | eng |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ICB - DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.1111/bph.16000 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/60286 |
Data do documento: | 2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://bpspubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/bph.16000 |
metadata.dc.relation.ispartof: | British Journal of Pharmacology |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Identifying the core concepts of pharmacology education_ a global initiative.pdf | 3.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.