Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60314
Type: Artigo de Periódico
Title: Análises de habilidades argumentativas apresentadas por alunos em um júri simulado e de suas reflexões sobre os processos argumentativos vivenciados
Other Titles: Analyses of students' argumentative skills in a mock trial and their reflections about the argumentative processes in which they were involved
Authors: Evelyn Rodrigues Gaspareto
Stefannie de Sá Ibraim
Abstract: Pesquisadores têm defendido o envolvimento dos alunos em situações argumentativas a fim de contribuir para o desenvolvimento de suas habilidades argumentativas. Nesse sentido, analisamos: (i) as habilidades argumentativas manifestadas por alunos do 2° ano do Ensino Médio em uma situação de júri simulado; e (ii) as reflexões dos alunos sobre os argumentos apresentados por eles no júri simulado. Baseado nisso, discutimos: (i) as habilidades argumentativas manifestadas pelos alunos; e (ii) as reflexões dos alunos sobre os argumentos apresentados no júri simulado e suas relações com as habilidades argumentativas. Os dados foram coletados em uma situação real de ensino, envolvendo observação, registro em vídeo e transcrições de quatro aulas relacionadas a apresentação, preparação, realização e discussão do júri simulado. Os resultados apontam que os alunos são capazes de identificar dados relevantes para à questão, mas enfrentam dificuldade em mobilizar evidências durante o júri simulado. Ainda, os alunos demonstram ser capazes de formular refutações e estabelecer critérios para avaliar dados apresentados. Por fim, esse trabalho destaca as contribuições da estratégia de júri simulado para o ensino de argumentação em sala de aula e o papel do professor na criação e condução de situações argumentativas.
Abstract: Researchers have advocated in favor of students' involvement in argumentative situations to contribute to the development of their argumentative skills. In this sense, we analyze: (i) the argumentative skills expressed by students in a mock trial; and (ii) students’ reflections on the arguments presented by them in the mock trial. Based on that, we discussed: (i) the argumentative skills shown by the students; and (ii) students’ reflections on the arguments presented in the mock trail and their relationships with argumentative skills. Data were collected in a real teaching situation involving observation, video recording and transcripts of four classes related to the presentation, preparation, realization, and discussion of a mock trial. The results show that students can identify relevant data concerning the question but face difficulties in mobilizing evidence during the mock trial. Moreover, students demonstrate that they can produce refutations and establish criteria for evaluating the presented data. Finally, this study highlights the contributions of the mock trail strategy to the teaching of argumentation in classrooms and the role of the teacher in the creation and conduction of argumentative situations.
Subject: Química (Segundo grau) - Estudo e ensino
Aprendizagem
Discussões e debates
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/60314
Issue Date: 2021
metadata.dc.url.externa: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3617
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Debates em Ensino de Química
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.