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http://hdl.handle.net/1843/60330
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Contribuições de ações favoráveis ao ensino envolvendo argumentação para a inserção de estudantes na prática científica de argumentar |
Autor(es): | Stefannie de Sá Ibraim Rosária da Silva Justi |
Resumo: | A Base Nacional Comum Curricular aponta o desenvolvimento da capacidade de argumentar como um dos objetivos para a Educação Básica. Isso está associado às oportunidades oferecidas pelo professor para os estudantes participarem de situações argumentativas em aulas de Ciências. Diante disso, investigamos como ações docentes podem favorecer o envolvimento de estudantes em processos argumentativos relacionados à produção de conhecimento. Para tal, observamos e registramos em vídeo uma aula de Química, na qual a professora e os estudantes discutiram sobre o experimento da queima de uma vela. A partir de Ações Favoráveis ao Ensino Envolvendo Argumentação, caracterizamos as ações da professora e discutimos suas contribuições para o engajamento dos estudantes na prática de argumentar. Concluímos que as ações da professora contribuíram principalmente para que os estudantes: participassem da discussão e refletissem sobre a construção das evidências e sobre a validade das afirmativas científicas. |
Abstract: | Contributions of actions that may support argumentation-based teaching to students' involvement in the scientific practice of arguing. The Common National Curricular Basis points out the development of the ability to argue as one of the aims of the basic education. This is related to opportunities that a teacher can provide to students to participate in argumentative situations in science classes. In this study, we investigate how teacher’s actions can support the involvement of students in argumentative processes related to the production of knowledge. In order to do so, we observed and video-recorded a Chemistry class in which the teacher and the students discussed the candle burning experiment. Based on the Actions that Encourage Argumentation-based Teaching, we characterize the teacher’s actions and discuss their contributions to student engagement in argumentation. We conclude that the teacher’s actions contributed mainly to students participation in discussions and to their reflections on both the construction of evidence and the validity of scientific. |
Assunto: | Professores - Atitudes Professores de química Ciência - Estudo e ensino Aprendizagem Discussões e debates Didática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160225 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/60330 |
Data do documento: | Fev-2021 |
metadata.dc.url.externa: | http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc43_1/04-AEQ-80-20.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Química Nova na Escola |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
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