Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/60330
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Contribuições de ações favoráveis ao ensino envolvendo argumentação para a inserção de estudantes na prática científica de argumentar
Autor(es): Stefannie de Sá Ibraim
Rosária da Silva Justi
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular aponta o desenvolvimento da capacidade de argumentar como um dos objetivos para a Educação Básica. Isso está associado às oportunidades oferecidas pelo professor para os estudantes participarem de situações argumentativas em aulas de Ciências. Diante disso, investigamos como ações docentes podem favorecer o envolvimento de estudantes em processos argumentativos relacionados à produção de conhecimento. Para tal, observamos e registramos em vídeo uma aula de Química, na qual a professora e os estudantes discutiram sobre o experimento da queima de uma vela. A partir de Ações Favoráveis ao Ensino Envolvendo Argumentação, caracterizamos as ações da professora e discutimos suas contribuições para o engajamento dos estudantes na prática de argumentar. Concluímos que as ações da professora contribuíram principalmente para que os estudantes: participassem da discussão e refletissem sobre a construção das evidências e sobre a validade das afirmativas científicas.
Abstract: Contributions of actions that may support argumentation-based teaching to students' involvement in the scientific practice of arguing. The Common National Curricular Basis points out the development of the ability to argue as one of the aims of the basic education. This is related to opportunities that a teacher can provide to students to participate in argumentative situations in science classes. In this study, we investigate how teacher’s actions can support the involvement of students in argumentative processes related to the production of knowledge. In order to do so, we observed and video-recorded a Chemistry class in which the teacher and the students discussed the candle burning experiment. Based on the Actions that Encourage Argumentation-based Teaching, we characterize the teacher’s actions and discuss their contributions to student engagement in argumentation. We conclude that the teacher’s actions contributed mainly to students participation in discussions and to their reflections on both the construction of evidence and the validity of scientific.
Assunto: Professores - Atitudes
Professores de química
Ciência - Estudo e ensino
Aprendizagem
Discussões e debates
Didática
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160225
URI: http://hdl.handle.net/1843/60330
Data do documento: Fev-2021
metadata.dc.url.externa: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc43_1/04-AEQ-80-20.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Química Nova na Escola
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.