Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60330
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dc.creatorStefannie de Sá Ibraimpt_BR
dc.creatorRosária da Silva Justipt_BR
dc.date.accessioned2023-10-31T14:33:20Z-
dc.date.available2023-10-31T14:33:20Z-
dc.date.issued2021-02-
dc.citation.volume43pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage16pt_BR
dc.citation.epage28pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160225pt_BR
dc.identifier.issn2175-2699pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60330-
dc.description.abstractContributions of actions that may support argumentation-based teaching to students' involvement in the scientific practice of arguing. The Common National Curricular Basis points out the development of the ability to argue as one of the aims of the basic education. This is related to opportunities that a teacher can provide to students to participate in argumentative situations in science classes. In this study, we investigate how teacher’s actions can support the involvement of students in argumentative processes related to the production of knowledge. In order to do so, we observed and video-recorded a Chemistry class in which the teacher and the students discussed the candle burning experiment. Based on the Actions that Encourage Argumentation-based Teaching, we characterize the teacher’s actions and discuss their contributions to student engagement in argumentation. We conclude that the teacher’s actions contributed mainly to students participation in discussions and to their reflections on both the construction of evidence and the validity of scientific.pt_BR
dc.description.resumoA Base Nacional Comum Curricular aponta o desenvolvimento da capacidade de argumentar como um dos objetivos para a Educação Básica. Isso está associado às oportunidades oferecidas pelo professor para os estudantes participarem de situações argumentativas em aulas de Ciências. Diante disso, investigamos como ações docentes podem favorecer o envolvimento de estudantes em processos argumentativos relacionados à produção de conhecimento. Para tal, observamos e registramos em vídeo uma aula de Química, na qual a professora e os estudantes discutiram sobre o experimento da queima de uma vela. A partir de Ações Favoráveis ao Ensino Envolvendo Argumentação, caracterizamos as ações da professora e discutimos suas contribuições para o engajamento dos estudantes na prática de argumentar. Concluímos que as ações da professora contribuíram principalmente para que os estudantes: participassem da discussão e refletissem sobre a construção das evidências e sobre a validade das afirmativas científicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofQuímica Nova na Escolapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectPrática científicapt_BR
dc.subjectAções do professorpt_BR
dc.subject.otherProfessores - Atitudespt_BR
dc.subject.otherProfessores de químicapt_BR
dc.subject.otherCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherDiscussões e debatespt_BR
dc.subject.otherDidáticapt_BR
dc.titleContribuições de ações favoráveis ao ensino envolvendo argumentação para a inserção de estudantes na prática científica de argumentarpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc43_1/04-AEQ-80-20.pdfpt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-5724-993Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-6535-5046pt_BR
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