Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/60437
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Geração e sexo como determinantes do comportamento sustentável: evidências de um experimento
Título(s) alternativo(s): Generation and sex as determinants of sustainable behavior: evidence from an experiment
Autor(es): Mariana Marinho da Costa Lima Peixoto
Carlos Alberto Gonçalves
Resumo: As características sociodemográficas são aspectos fundamentais para segmentar o mercado consumidor e identificar comportamentos e preferências que podem auxiliar na definição de estratégias empresariais competitivas. O objetivo deste artigo é analisar, através da realização de um experimento, se as variáveis sociodemográficas geração e sexo impactam nas decisões de compra por produtos considerados sustentáveis. Foram designados aleatoriamente 205 alunos da graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense para participarem do experimento. A ANOVA unidirecional, bidirecional e o Teste T para duas amostras independentes foram realizados para identificar se havia diferença entre os grupos. O resultado revelou que há diferença entre os sexos feminino e masculino na decisão de compra por produtos considerados ecologicamente corretos. As gerações, o tratamento ao qual os participantes foram submetidos e a interação entre a geração e o sexo não apresentaram resultados significantes
Abstract: Sociodemographic characteristics are fundamental aspects to segment the consumer market and identify behaviors and preferences that can help define competitive business strategies. The aim of this article is to analyze, through an experiment, whether the sociodemographic variables of generation and gender impact the purchase decisions for products considered sustainable. 205 undergraduate Business Administration students at Universidade Federal Fluminense were randomly assigned to participate in the experiment. One-way, two-way ANOVA and T-test for two independent samples were performed to identify whether there was a difference between groups. The result revealed that there is a difference between females and males in the decision to purchase products considered ecologically correct. The generations, the treatment to which the participants were submitted and the interaction between generation and sex did not present significant results
Assunto: Mercado
Consumidor
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.3.1
URI: http://hdl.handle.net/1843/60437
Data do documento: 2022
metadata.dc.url.externa: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2391/491493164
metadata.dc.relation.ispartof: Revista FSA
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Geração e sexo como determinantes do comportamento...pdf246.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.