Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/60461
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Percepção de estudantes de graduação sobre a aprendizagem em disciplina adaptada para o ensino remoto emergencial |
Título(s) alternativo(s): | Undergraduate student perception on learning in an emergency remote teaching course |
Autor(es): | Maria do Carmo Vilas Boas Sousa Thais de Souza Sales Cristina Duarte Vianna Soares Maria Aparecida Gomes Clarice Chemello Cristina Mariano Ruas Simone de Araújo Medina Mendonça |
Resumo: | O objetivo deste artigo foi descrever as adaptações realizadas em uma disciplina introdutória do curso de Farmácia adaptada para o ensino remoto emergencial, bem como as percepções dos estudantes acerca dessa experiência educacional. Trata-se de um estudo qualitativo com análise temática de dados obtidos pela técnica de grupo focal. O contexto pandêmico exigiu que professores e estudantes buscassem novas formas de ensino e aprendizagem e a utilização de metodologias ativas nessa conjuntura permitiu a interação e criação de vínculos entre discentes e docentes, mesmo em ambiente virtual de aprendizagem. A percepção dos estudantes sobre o aprendizado na disciplina aponta que os objetivos propostos foram alcançados, embora a sobrecarga de atividades tenha sido apontada por eles como um aspecto negativo da experiência. A investigação realizada mostrou uma percepção positiva dos alunos sobre a experiência educacional, mesmo diante dos desafios da pandemia de covid-19. Os resultados obtidos evidenciam a necessidade de formação docente em métodos de ensino e aprendizagem e avaliação on-line, que poderão se tornar uma nova realidade na educação superior em tempos pós-pandemia. |
Abstract: | This paper aims to describe the adjustments in an introductory course adapted for Emergency Remote Teaching in a Pharmacy undergraduate program, as well as students' perceptions about the educational experience. This is a qualitative study with thematic analysis of data obtained using the focus group technique. As the pandemic context required teachers and students to seek new ways of teaching and learning, the use of active learning methods promoted interaction and connection between teachers and students, even situated in avirtual learning environment. The students' perception of the learning experience with the course indicates that the intended objectives were achieved, even though the activity overload was identified by them as a negative aspect of the class. The investigation showed a positive perception of the students of the educational experience even in the face of the challenges of the covid-19 pandemic. The results reveal the need for teacher training regarding teaching-learning methods and evaluation in a virtual learning environment, as these may be a new reality in higher education in post-pandemic times. |
Assunto: | Ensino à distância Ensino - meios auxiliares Educação em farmácia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAR - DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA SOCIAL FAR - DEPARTAMENTO DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS ICB - DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39198 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/60461 |
Data do documento: | 2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/39198 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista docência do ensino superior |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Percepção de estudantes de graduação sobre a aprendizagem em disciplina adaptada para o ensino remoto emergencial.pdf | 258.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.