Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/60470
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Um olhar sobre processos e desafios históricos e contemporâneos da alfabetização
Título(s) alternativo(s): A look on literacy historic and contemporary processes and challenges
Autor(es): Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Resumen: No texto são tratados desafios históricos e contemporâneos relacionados à alfabetização. Na dimensão histórica, são problematizados alguns fatores extraescolares que explicam a difusão da alfabetização nos países ocidentais e alguns elementos que permitem considerar a relação entre alfabetização e sociedade, no Brasil. Na dimensão contemporânea, discutem-se a permanência de desafios históricos para alfabetizar, a necessidade de pensar a alfabetização em contextos culturais e históricos que envolvem tecnologias disponíveis em cada tempo, assim como alguns desafios da cultura escrita digital para a compreensão de mudanças e permanências na cultura escrita. Integram esses desafios o uso dos suportes, a disseminação de outros sistemas semióticos e a necessidade de estratégias para trazer, para o repertório dos alfabetizandos, a cultura manuscrita e a cultura impressa herdadas, bem como a cultura escrita digital.
Abstract: In the text, we discuss the historic and contemporary challenges regarding literacy. In the historic dimension, we problematize some out-of-school factors that explain the dissemination of literacy in Western countries and some elements that allow us to consider the relation between literacy and society in Brazil. In the contemporary dimension, we discuss the continuation of historic challenges to teach how to read and write, the need to think literacy in cultural and historic context involving the available technologies in each time. Furthermore, we consider some challenges of digital written culture to understand the changes and permanence of written culture, such as the use of supports; the dissemination of other semiotic systems; and the challenges to incorporate in the repertoire of those learning how to read and write the inherited manuscript and written culture, as well as digital written culture.
Asunto: Alfabetização
Alfabetização -- História
Escrita -- Aprendizagem
Escrita -- Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47249/rba2022591
URI: http://hdl.handle.net/1843/60470
Fecha del documento: 24-mar-2022
metadata.dc.url.externa: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/591
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Alfabetização
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Um olhar sobre processos e desafios históricos e contemporâneos da alfabetização.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.