Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/60502
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Influências de um ensino explícito de argumentação no desenvolvimento dos conhecimentos docentes de licenciandos em química
Título(s) alternativo(s): Influences of the explicit teaching of argumentation on the development of pre-service Chemistry teachers’ teaching knowledge
Autor(es): Stefannie de Sá Ibraim
Rosária da Silva Justi
Resumo: Objetiva-se analisar como um contexto de ensino explícito de argumentação influenciou o desenvolvimento dos conhecimentos docentes de professores de Química em formação inicial. A coleta de dados ocorreu em uma turma de um curso de Licenciatura em Química com seis licenciandas, a partir de registro em vídeo das aulas e coleta dos materiais escritos produzidos por elas. A análise dos dados indicou que o ensino explícito contribuiu para o desenvolvimento dos conhecimentos docentes das licenciandas devido às oportunidades de: (i) observar as ações da professora formadora enquanto mediadora de situações argumentativas; (ii) mobilizar os conhecimentos de argumentação em situações simuladas de ensino; (iii) trabalhar com materiais didáticos favoráveis à prática argumentativa; e (iv) discutir sobre os elementos referentes à argumentação. Esse trabalho contribui para a pesquisa na área e para a estruturação de programas de formação de professores em argumentação ao apontar aspectos metodológicos que influenciaram o desenvolvimento dos conhecimentos de argumentação das licenciandas.
Abstract: This study aims at analysing how a context of explicit teaching of argumentation influenced the development of chemistry pre-service teachers’ knowledge. It was conducted in the context of a subject that comprised a teachers’ initial education course. Data were collected from the video recording of the lessons and collection of the written material produced by the six pre-service teachers. Data analysis showed that the explicit teaching contributed to the development of the pre-service teachers’ knowledge due to the opportunities of: (i) observing their teacher’s actions whilst mediating argumentative situations is several lessons; (ii) using their knowledge of argumentation in simulated lessons; (iii) dealing with didactic materials that support the argumentative practice; and (iv) discussing elements related to argumentation. This study contributes to the research in the area and to the design of teachers’ education programmes where it indicates methodological aspects that influenced the development of the pre-service teachers’ knowledge on argumentation.
Assunto: Professores de química
Química - Formação de professores
Discussões e debates
Ciência - Estudo e ensino
Didática
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320170040005
URI: http://hdl.handle.net/1843/60502
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/4Z4cN9sNTKMKQyqbBTCtbcn/
metadata.dc.relation.ispartof: Ciência e Educação
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.