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dc.contributor.advisor1Thais Nivia de Lima e Fonsecapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8412524167340382pt_BR
dc.creatorRafaela Paiva Costapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1361716767716263pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-08T10:18:56Z-
dc.date.available2023-11-08T10:18:56Z-
dc.date.issued2018-06-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60626-
dc.description.resumoEntre o fim do século XIX e o início do XX, a Amazônia experimentou um período de grande efervescência cultural, política e econômica. Foram os anos áureos da comercialização do látex e da reestruturação da paisagem urbana de suas principais capitais, Belém e Manaus, aos moldes da belle époque. Em busca da brasilidade arquitetada a partir de uma perspectiva regional, a produção cultural da época se voltou para o passado, realinhando sua memória a narrativas históricas mais adequadas às ambições dos novos tempos. Essa história esteve presente na imprensa, institutos científicos e literários e nos estabelecimentos da Instrução Pública, espaços aqui entendidos como partes de uma mesma dimensão política de constituição do imaginário social moderno e republicano na região. A revisão de questões ligadas à pátria, ao povo e à nação levou ao desenvolvimento de narrativas que fundamentaram a composição do nacional e regional. Narrativas históricas veiculadas em jornais diários, revistas científicas, manuais escolares, dentre outros meios. O objetivo desta pesquisa é compreender a cultura histórica das primeiras décadas da República no Pará, a partir da análise das narrativas cívicas sobre determinados marcos da cronologia política da nação e da região, em especial a Independência do Brasil e Adesão do Pará à Independência. São investigadas as revistas científicas do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), os jornais A Província do Pará e Folha do Norte, e manuais escolares, entre 1890 e 1923, ano de comemoração do centenário da Adesão do Pará à Independência. Dentro e fora dos limites escolares, essas narrativas orientaram determinadas leituras sobre o passado pautadas em demandas do presente. Pretende-se enfatizar a dimensão pedagógica das representações políticas veiculadas em espaços não-escolares de circulação de narrativas históricas para a estruturação de um imaginário social sobre pertencimento e identidade, na tensão entre o nacional e o regional. A abordagem conceitual inscreve o objeto de pesquisa no domínio da História Política na confluência com a História da Educação, trabalhando principalmente a partir dos conceitos de cultura histórica, imaginário social e representações políticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectCultura históricapt_BR
dc.subjectNarrativas históricaspt_BR
dc.subjectDatas cívicaspt_BR
dc.subjectBelle Époquept_BR
dc.subjectModernismopt_BR
dc.titleCultura histórica na belém moderna: Narrativas Cívicas e seus Sentidos Pedagógicos (1889-1923)pt_BR
dc.typeTesept_BR
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