Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60629
Type: Dissertação
Title: Chapeuzinho vermelho e o Lobo-Guará: uma proposta de ensino de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental
Authors: Karla Cristina Pires Hastenreiter
First Advisor: Fábio Augusto Rodrigues e Silva
First Referee: Marina de Lima Tavares
Second Referee: Aline Andréia Nicolli
Abstract: O ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental se apresenta como um grande desafio para muitas professoras. Nessa etapa escolar, geralmente é dada a prioridade ao ensino de Língua Portuguesa e Matemática que são subsidiados por um vasto material que pode ser encontrado com certa facilidade. Apesar de também ser importante, a educação científica acaba muitas vezes sendo pouco trabalhada nessa etapa escolar, sendo postergada aos anos finais dessa etapa da Educação Básica. Com isso em vista, esta pesquisa busca apresentar uma proposta de intervenção educacional para ser trabalhada nos primeiros anos do ensino fundamental por meio de um caderno de atividades, partindo do letramento literário/letramento científico e de temas voltados à conservação ambiental. Para isso, escolhemos uma obra da literatura infantil do cientista-escritor ou escritor-cientista Angelo Machado, a qual aborda o cerrado brasileiro, sua fauna e flora, numa perspectiva ambiental conservacionista. Essa obra serviu de inspiração para a criação de uma série de atividades que propiciam a aprendizagem científica e de elementos relacionados à educação ambiental de maneira lúdica e interdisciplinar em aulas de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Nesse sentido, este trabalho apresenta um caderno didático que poderá ser modificado, alterado e adequado às necessidades de planejamento das professoras, podendo ser usado como sequência didática, sequência de atividades ou oficinas.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/60629
Issue Date: 24-Mar-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karla Cristina Pires Hastenreiter-3.pdfKarla Cristina Pires Hastenreiter2.19 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons