Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/60693
Tipo: Tese
Título: Cascas de café e de soja e polpa cítrica micronizada na alimentação de porcas gestantes: influência na fisiologia e desempenho na lactação
Autor(es): Leonardo Francisco Rocha Ferreira
Primeiro Orientador: Dalton de Oliveira Fontes
Resumo: Objetivou- se avaliar o efeito da utilização de diferentes fontes de fibra em dietas de gestação sobre o parto, desempenho e fisiologia de matrizes suínas na lactação. Além disso, avaliar o efeito sobre a digestibilidade das dietas para as porcas em gestação. As diferentes fontes de fibra não influenciaram (p>0,05) o peso e escore corporal das matrizes aos 110 dias de gestação, bem como o peso e escore corporal ao desmame não influenciaram (p>0,05) a produção de leite, intervalo desmame cobertura e perda de peso na lactação. Não foi observada diferença (p>0,05) entre tratamentos no tempo de duração de parto. A eficiência placentária das matrizes alimentadas com casca de café (5,48) foi superior (p<0,05) àquelas alimentadas com casca de soja (4,92), onde obtiveram maior capacidade de nutrição fetal via placenta. O número de leitões natimortos no tratamento com casca de soja foi superior (p>0,05) ao grupo controle (2,72 vs 1,08), as outras fontes de fibra (casca de café e polpa cítrica micronizada) apresentaram resultados melhores quando comparada a fonte de fibra tradicional utilizada. É possível observar que não houve mudanças significativas (p>0,05) para número de leitões nascidos totais, nascidos vivos, peso total da leitegada ao nascimento, peso médio da leitegada ao nascer, peso médio da leitegada ao desmame e número médio de leitões desmamados em nenhum dos tratamentos. A percentagem de leitões mumificados foi superior (p<0,05) no grupo tratado com casca de soja (5,64%) quando comparados àqueles que receberam polpa cítrica micronizada (3,12%) e casca de café (2,61%). As concentrações séricas de glicose, creatinina, lactato, triglicerídeos, proteínas totais, colesterol e ureia não foram influenciados pelos tratamentos (p>0,05). No entanto, com relação ao tempo, a concentração de glicose e colesterol no período pós-prandial foram afetadas (p<0,005) pelos tratamentos. Foi possível notar que os níveis de glicose não apresentaram diferenças (p>0,05), entre os tratamentos analisados, ou efeito de interação entre tratamento e período de coleta. Entretanto, quando se avaliou somente o momento da coleta, foi possível observar diferenças entre o período pré-prandial e pós-prandial. Ademais, as concentrações de creatinina não foram influenciadas pelos tratamentos (p>0,05). A concentração de triglicerídeos e colesterol não foi influenciada pelas fontes de fibra (p>0,05). No entanto, ao observar somente o período, ou seja, pré e pós-prandial, notou-se diferenças significativas (p<0,05). Os teores de lactato não diferiram entre as fontes de fibra (p>0,05). As fontes de fibra não alteraram os parâmetros reprodutivos, produtivos e metabólitos sanguíneos das matrizes suínas. Desta forma, as fibras oriundas da casca de soja e de café e polpa cítrica micronizada, podem ser utilizadas nas dietas de matrizes suínas em gestação sem comprometer seu desempenho.
Assunto: Medicina veterinária
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: VET - DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Zootecnia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/60693
Data do documento: 29-Abr-2020
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE LEONARDO UFMG _.pdf783.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.