Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60701
Type: Monografia (especialização)
Title: Práticas de aprendizagem de língua inglesa nas redes: o instagram como ferramenta de contato
Other Titles: English language learning practices on social networks
Authors: Ana Luísa Viana Rodrigues
First Advisor: Junot de Oliveira Maia
First Referee: Carolina Bottosso de Moura
Second Referee: Francis Arthuso Paiva
Abstract: As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) estão inseridas nas práticas cotidianas de crianças e adolescentes, os quais demonstram grande afinidade tanto com elas quanto com as redes sociais. Essa realidade demanda práticas de ensino-aprendizagem que integrem a multiculturalidade e a multimodalidade reforçada pelas tecnologias digitais às práticas pedagógicas. Nesse cenário, a pedagogia dos multiletramentos se apresenta como um meio de incorporar novas práticas sociais de leitura e escrita aos planejamentos escolares, em especial no que diz respeito ao ensino da língua inglesa. É preciso que os professores de língua estrangeira articulem projetos de ensino que permitam aos alunos aprender enquanto se engajam em práticas que, em algum nível, já estejam inseridas em suas dinâmicas cotidianas. Portanto, essa proposta se vale da aprendizagem baseada em projetos para conduzir uma sequência didática nas quais os alunos precisarão buscar e explorar conteúdos da rede social Instagram em inglês com o intuito de desenvolver um cronograma de estudos a partir de assuntos de seu interesse usando o Trello como ferramenta. Além disso, os alunos vão trabalhar colaborativamente para criar um perfil próprio dentro da rede, no qual irão compartilhar informações sobre assuntos de seu interesse em formatos diversos utilizando a língua inglesa. Ao final do projeto, espera-se que os alunos percebam a possibilidade de utilizar suas redes sociais a favor de seu aprendizado, desenvolvam maior autonomia em seus estudos, realizem buscas mais assertivas dentro da rede social e, ainda, tomem consciência de como o crescimento do uso de redes sociais provoca alterações no comportamento dos indivíduos, ao passo em que lhes oferece novas possibilidades de contato intercultural.
Abstract: Digital information and communication technologies (DICT) are included in the daily practices of children and adolescents, who demonstrate great affinity both with them and with social networks. This reality demands teaching-learning practices to integrate multiculturalism and multimodality reinforced by digital technologies to pedagogical practices. In this scenario, multiliteracy pedagogy presents itself as a means of incorporating new social reading and writing practices into school planning, especially with regard to English language teaching. It is necessary that foreign language teachers articulate teaching projects that allow students to learn while engaging in practices that, at some level, are already inserted in their daily dynamics. Therefore, this proposal uses project-based learning to conduct a didactic sequence in which students will need to search and explore content from the social network Instagram in English in order to develop a study schedule based on subjects of their interest using Trello as a tool. In addition, students will work collaboratively to create their own profile within the network, in which they will share information on subjects of their interest in different formats using the English language. At the end of the project, it is expected that students understand the possibility of using their social networks in favor of their learning, develop greater autonomy in their studies, carry out more assertive searches within the social network, and also become aware of how the increase of social networks use causes changes in the behavior of individuals, while offer them new possibilities for intercultural contact.
Subject: Língua inglesa – Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação (EAD)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/60701
Issue Date: 24-Jan-2023
Appears in Collections:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NAS REDES.pdf7.61 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons