Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/60704
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Desvendando um caso: quando estudantes se tornam personagens de uma história na disciplina de química orgânica experimental
Título(s) alternativo(s): Unraveling a case: when students become characters of a fictional narrative in the discipline of experimental organic chemistry
Autor(es): Amanda Silva de Miranda
Roberta Guimarães Corrêa
Ana Luiza de Quadros
Resumo: Fazendo parte da grade curricular do curso de Farmácia, a Química Orgânica enfatiza os fundamentos da Síntese Orgânica, os mecanismos de reação, bem como os métodos de separação, purificação e identificação de compostos orgânicos. Contudo, nem sempre os estudantes percebem a associação direta entre esse conhecimento e a sua futura área de trabalho. Na tentativa de tornar tal associação mais explícita, propusemos um caso de possível intoxicação, convidando estudantes de Química Orgânica Experimental a desempenharem o papel de trabalhadores de laboratório e buscarem evidências para resolver o caso no prazo de uma semana. Ao analisar a resolução proposta, verificamos que os alunos buscaram informações sobre as substâncias envolvidas, empregaram técnicas estudadas na disciplina e indicaram possíveis culpados de intoxicação. Apesar de algumas limitações, o envolvimento dos alunos com o caso e a procura de informação esclareceu a relação direta entre as técnicas abordadas na disciplina e a sua atividade futura.
Abstract: Being part of the Pharmacy course curriculum, Organic Chemistry emphasizes the fundamentals of Organic Synthesis, reaction mechanisms, as well as the methods for separation, purification and identification of organic compounds. However, students do not always realize the direct association between this knowledge and their future working field. In an effort to make such association more explicit, we proposed a case of possible intoxication, inviting students of Experimental Organic Chemistry to play the role of laboratory workers and seek evidence to resolve the case within a one-week period. By analyzing the proposed resolution, we verified that the students sought information about the substances involved, employed techniques studied in the discipline, and indicated possible poisoning culprits. Despite some limitations, the students involvement with the case and the search for information enlightened the direct relationship between the techniques addressed in the discipline and their future activity.
Assunto: Intoxicação
Tecnologia farmacêutica
Química orgânica
Farmácia
Arte de contar histórias
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20170884
URI: http://hdl.handle.net/1843/60704
Data do documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/qn/a/4SKknPSHG8sNcJXjnQbXSQz/
metadata.dc.relation.ispartof: Química Nova (Online)
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.