Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60762
Type: Dissertação
Title: Enegrecendo o jaleco branco: trajetórias negras em cursos de saúde de universidades nordestinas interiorizadas
Authors: Rosana da Silva Pereira
First Advisor: Rodrigo Ednilson de Jesus
First Referee: Dyane Brito Reis Santos
Second Referee: Bárbara Bruna Moreira Ramalho
Abstract: Transcorridos duas décadas da implantação das Políticas Públicas de Ações Afirmativas de Acesso e Permanência, pudemos experimentar um expressivo impacto na composição estudantil do Ensino Superior Brasileiro. Neste período, e por meio das Políticas Públicas de Ações Afirmativas, estudantes negros, indígenas, egressos de escolas públicas e pertencentes a camadas populares, historicamente marginalizados do acesso à educação, puderam ingressar na Educação Superior. Neste processo histórico, tanto as políticas de reservas de vagas e abertura de vagas suplementares para estes públicos, quanto à abertura e ampliação de novos campus em cidades fora dos grandes centros urbanos, conhecida como interiorização, foram fundamentais. É neste último movimento histórico que se concentra a presente dissertação. Neste sentido, meu objetivo central será a análise das trajetórias de egressas negras e negros dos cursos de Medicina, Psicologia e Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, as técnicas de pesquisa utilizadas foram as entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Os principais resultados do estudo se estabelecem na constatação das Políticas Públicas de Ações Afirmativas e da Interiorização do Ensino Superior como processos que ultrapassam as vivências com o acesso, permanência material e simbólica nas universidades referidas. Desta forma, as trajetórias negras são interpeladas pela compreensão sobre a importância de suas existências nas áreas de saúde enquanto conquistas individuais e coletivas.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/60762
Issue Date: 14-Mar-2023
metadata.dc.description.embargo: 14-Mar-2025
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação PPGE Rosana da Silva Pereira 2023.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2025-03-14
Dissertação intitulada "Enegrecendo o Jaleco Branco: Trajetórias Negras em Cursos de Saúde de Universidades Nordestinas Interiorizadas" de autoria de Rosana da Silva Pereira1.56 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons