Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/60763
Tipo: Tese
Título: (De)civiliza-te: formação de professores de História e Ciências Sociais na Colômbia: tensões, complexidades e possibilidades decoloniais
Autor(es): Cauê Almeida Galvão
primer Tutor: Júlio Emilio Diniz Pereira
primer miembro del tribunal : Nydia Constanza Mendoza Romero
Segundo miembro del tribunal: Gerson Galo Ledezma Meneses
Tercer miembro del tribunal: Lívia Maria Fraga
Cuarto miembro del tribunal: Jorgelina Ivana Tallei
Resumen: Esta tese discute a formação acadêmico-profissional de professores de História e Ciências Sociais na Colômbia com foco no colonialismo e na decolonialidade, processos de construção históricos e historiográficos na América Latina que carregam em seu bojo a carga do processo de colonização, tornando esse elemento o principal responsável pelo avanço civilizatório de Estados-nações. Entretanto, a realidade histórica demonstra que a colonização e o sistema escravagista sobrevivem, principalmente, nos processos educativos do ensino de História. Percebeu-se a necessidade de articular essas constatações à formação de professores e, por conseguinte, o ensino sobre América Latina, Colonialismo e Colonialidade, no cenário colombiano atual. Propõe-se, como objetivo geral, analisar os processos e conflitos de formação em nível superior dos professores de História na Colômbia com foco no colonialismo e na decolonialidade e, como objetivos específicos, caracterizar a formação de professores por meio do histórico da legislação educativa nacional e seus conflitos com o campo das ciências sociais; identificar, no contexto colombiano, a aprendizagem crítica decolonial na formação acadêmico- profissional de professores de História e caracterizar o pensamento histórico e historiográfico latinoamericano, o pensamento crítico ao eurocentrismo e o processo histórico de colonialidade entre estudantes, docentes e coordenadores de programas de formação acadêmico-profissional de professores de História, na Colômbia, visando a possibilidade de um ensino de História decolonial. Trata-se de pesquisa exploratória sob abordagem qualitativa, instrumentalizada por análise documental e entrevistas. Quanto aos dados das fontes históricas e historiográficas no ensino de História, percebe-se a potencialidade de análise da colonialidade do poder-saber-ser em conexão com o pensamento da Análise Crítica do Discurso (ACD). Portanto, investigou-se como se dá a formação acadêmico-profissional de professores de História na Colômbia, assim como as concepções no processo de formação sobre colonialismo e colonialidade, procurando aprofundar o processo de transformação dos referenciais críticos para a formação dos professores de História na Colômbia e, consequentemente, na América Latina.
Abstract: This dissertation discusses History and Social Sciences teachers education programs in Colombia with a focus on colonialism and decoloniality, historical and historiographical construction processes in Latin America that carry in their wake the burden of the colonization process, making this element the main responsible for the civilizing advance of nation states. However, the historical reality demonstrates that colonization and the slave system survive, mainly, in History teacher education. There was a need to link these findings to teacher education and, consequently, teaching about Latin America, Colonialism and Coloniality, in the current Colombian scenario. It is proposed, as a general objective, to analyze the processes and conflicts of higher education of History teachers in Colombia with a focus on colonialism and decoloniality and, as specific objectives, to characterize teacher education through the history of national educational legislation and its conflicts with the field of social sciences; identify, in the Colombian context, critical decolonial learning in History teacher education programs and characterize Latin American historical and historiographical thinking, critical thinking towards Eurocentrism and the historical process of coloniality among students, teachers and coordinators of History teachers education programs in Colombia, aiming at the possibility of decolonial History teaching. This is an exploratory research under a qualitative approach, instrumentalized by documental analysis and interviews. This is an exploratory research under a qualitative approach, instrumentalized by documental analysis and interviews. As for the data from historical and historiographical sources in the teaching of History, the analysis potentiality of the coloniality of the power-to-know-to-be is perceived in connection with the thought of Critical Discourse Analysis (CDA). As for the data from historical and historiographical sources in the teaching of History, the analysis potentiality of the coloniality of the power-to-know-to-be. It has been investigated how History teacher education takes place in Colombia, as well as the conceptions in the training process about colonialism and coloniality, seeking to deepen the process of transformation of critical references for History teachers education programs, History in Colombia and, consequently, in Latin America.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/60763
Fecha del documento: 25-may-2023
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
CAUÊ ALMEIDA GALVÃO_TESE_VERSÃO_FINAL.pdf1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons