Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/60763
Tipo: | Tese |
Título: | (De)civiliza-te: formação de professores de História e Ciências Sociais na Colômbia: tensões, complexidades e possibilidades decoloniais |
Autor(es): | Cauê Almeida Galvão |
Primeiro Orientador: | Júlio Emilio Diniz Pereira |
Primeiro membro da banca : | Nydia Constanza Mendoza Romero |
Segundo membro da banca: | Gerson Galo Ledezma Meneses |
Terceiro membro da banca: | Lívia Maria Fraga |
Quarto membro da banca: | Jorgelina Ivana Tallei |
Resumo: | Esta tese discute a formação acadêmico-profissional de professores de História e Ciências Sociais na Colômbia com foco no colonialismo e na decolonialidade, processos de construção históricos e historiográficos na América Latina que carregam em seu bojo a carga do processo de colonização, tornando esse elemento o principal responsável pelo avanço civilizatório de Estados-nações. Entretanto, a realidade histórica demonstra que a colonização e o sistema escravagista sobrevivem, principalmente, nos processos educativos do ensino de História. Percebeu-se a necessidade de articular essas constatações à formação de professores e, por conseguinte, o ensino sobre América Latina, Colonialismo e Colonialidade, no cenário colombiano atual. Propõe-se, como objetivo geral, analisar os processos e conflitos de formação em nível superior dos professores de História na Colômbia com foco no colonialismo e na decolonialidade e, como objetivos específicos, caracterizar a formação de professores por meio do histórico da legislação educativa nacional e seus conflitos com o campo das ciências sociais; identificar, no contexto colombiano, a aprendizagem crítica decolonial na formação acadêmico- profissional de professores de História e caracterizar o pensamento histórico e historiográfico latinoamericano, o pensamento crítico ao eurocentrismo e o processo histórico de colonialidade entre estudantes, docentes e coordenadores de programas de formação acadêmico-profissional de professores de História, na Colômbia, visando a possibilidade de um ensino de História decolonial. Trata-se de pesquisa exploratória sob abordagem qualitativa, instrumentalizada por análise documental e entrevistas. Quanto aos dados das fontes históricas e historiográficas no ensino de História, percebe-se a potencialidade de análise da colonialidade do poder-saber-ser em conexão com o pensamento da Análise Crítica do Discurso (ACD). Portanto, investigou-se como se dá a formação acadêmico-profissional de professores de História na Colômbia, assim como as concepções no processo de formação sobre colonialismo e colonialidade, procurando aprofundar o processo de transformação dos referenciais críticos para a formação dos professores de História na Colômbia e, consequentemente, na América Latina. |
Abstract: | This dissertation discusses History and Social Sciences teachers education programs in Colombia with a focus on colonialism and decoloniality, historical and historiographical construction processes in Latin America that carry in their wake the burden of the colonization process, making this element the main responsible for the civilizing advance of nation states. However, the historical reality demonstrates that colonization and the slave system survive, mainly, in History teacher education. There was a need to link these findings to teacher education and, consequently, teaching about Latin America, Colonialism and Coloniality, in the current Colombian scenario. It is proposed, as a general objective, to analyze the processes and conflicts of higher education of History teachers in Colombia with a focus on colonialism and decoloniality and, as specific objectives, to characterize teacher education through the history of national educational legislation and its conflicts with the field of social sciences; identify, in the Colombian context, critical decolonial learning in History teacher education programs and characterize Latin American historical and historiographical thinking, critical thinking towards Eurocentrism and the historical process of coloniality among students, teachers and coordinators of History teachers education programs in Colombia, aiming at the possibility of decolonial History teaching. This is an exploratory research under a qualitative approach, instrumentalized by documental analysis and interviews. This is an exploratory research under a qualitative approach, instrumentalized by documental analysis and interviews. As for the data from historical and historiographical sources in the teaching of History, the analysis potentiality of the coloniality of the power-to-know-to-be is perceived in connection with the thought of Critical Discourse Analysis (CDA). As for the data from historical and historiographical sources in the teaching of History, the analysis potentiality of the coloniality of the power-to-know-to-be. It has been investigated how History teacher education takes place in Colombia, as well as the conceptions in the training process about colonialism and coloniality, seeking to deepen the process of transformation of critical references for History teachers education programs, History in Colombia and, consequently, in Latin America. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/60763 |
Data do documento: | 25-Mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAUÊ ALMEIDA GALVÃO_TESE_VERSÃO_FINAL.pdf | 1.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons