Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60768
Type: Dissertação
Title: Gênero e sexualidade no chão escolar: percepções de professoras egressas do LASEB acerca de sua prática docente na rede municipal de Belo Horizonte
Authors: Wesley Frank da Silva Oliveira
First Advisor: Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
First Referee: Libéria Rodrigues Neves
Second Referee: Shirley Aparecida de Miranda
Third Referee: Alexandre Gomes Soares
metadata.dc.contributor.referee4: Frederico Assis Cardoso
Abstract: O presente trabalho se propõe a estudar estratégias e perspectivas na abordagem das temáticas de Diversidade de Gênero e Sexualidade por professoras e professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental a partir das experiências e inserções de professoras da Rede Pública de Ensino da grande Belo Horizonte que cursaram o Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Especialização e Formação de Educadores para a Educação Básica (LASEB). Dentro desse recorte, analisamos depoimentos concedidos pelas professoras cursistas e as propostas de atividades elaboradas pelas mesmas a partir dos saberes desenvolvidos no contexto da formação do LASEB. O estudo leva em consideração as dificuldades e desafios enfrentados pelas docentes, tanto dentro quanto fora da sala de aula, nas suas iniciativas de trazer os temas em questão para alunos de diversas faixas etárias. Utilizando-se da Análise do Discursos, buscamos analisar suas falas para melhor compreender a teia discursiva que nos atravessa na contemporaneidade em que posições contrárias às políticas de gênero buscam silenciar à docência e controlar as práticas educativas de professores e professoras. Por fim, expomos o projeto de e-book que elaboramos a partir de planos de trabalho produzidos pelas professoras cursistas, visando conceber uma ferramenta que sistematize e possa compor o ainda escasso repertório de referências bibliográficas voltadas a uma educação inclusiva, que se contraponha à heteronormatividade hegemônica e seja aberta à pluralidade de expressões afetivas.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/60768
Issue Date: 6-Dec-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons