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http://hdl.handle.net/1843/60768
Type: | Dissertação |
Title: | Gênero e sexualidade no chão escolar: percepções de professoras egressas do LASEB acerca de sua prática docente na rede municipal de Belo Horizonte |
Authors: | Wesley Frank da Silva Oliveira |
First Advisor: | Paulo Henrique de Queiroz Nogueira |
First Referee: | Libéria Rodrigues Neves |
Second Referee: | Shirley Aparecida de Miranda |
Third Referee: | Alexandre Gomes Soares |
metadata.dc.contributor.referee4: | Frederico Assis Cardoso |
Abstract: | O presente trabalho se propõe a estudar estratégias e perspectivas na abordagem das temáticas de Diversidade de Gênero e Sexualidade por professoras e professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental a partir das experiências e inserções de professoras da Rede Pública de Ensino da grande Belo Horizonte que cursaram o Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Especialização e Formação de Educadores para a Educação Básica (LASEB). Dentro desse recorte, analisamos depoimentos concedidos pelas professoras cursistas e as propostas de atividades elaboradas pelas mesmas a partir dos saberes desenvolvidos no contexto da formação do LASEB. O estudo leva em consideração as dificuldades e desafios enfrentados pelas docentes, tanto dentro quanto fora da sala de aula, nas suas iniciativas de trazer os temas em questão para alunos de diversas faixas etárias. Utilizando-se da Análise do Discursos, buscamos analisar suas falas para melhor compreender a teia discursiva que nos atravessa na contemporaneidade em que posições contrárias às políticas de gênero buscam silenciar à docência e controlar as práticas educativas de professores e professoras. Por fim, expomos o projeto de e-book que elaboramos a partir de planos de trabalho produzidos pelas professoras cursistas, visando conceber uma ferramenta que sistematize e possa compor o ainda escasso repertório de referências bibliográficas voltadas a uma educação inclusiva, que se contraponha à heteronormatividade hegemônica e seja aberta à pluralidade de expressões afetivas. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/60768 |
Issue Date: | 6-Dec-2022 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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