Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60774
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcelo Chiarettopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3206811196555044pt_BR
dc.contributor.referee1Kleber Mazione Lima Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee2Adriana Nunes da Costapt_BR
dc.creatorRenata Danielle Dantas Freitaspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0119612250847013pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-10T14:15:32Z-
dc.date.available2023-11-10T14:15:32Z-
dc.date.issued2023-08-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60774-
dc.description.abstractThe present work proposes to reflect on the place of Literature, mainly in school. It is noticed that the role that literary reading plays has shown, over the last few years, a concern between conservative practices and the absence of enchantment in the student's human formation through incessant interactions. From the analysis, it is noted that the instability stems from several factors, but Literature is established as an inalienable right. Bringing into dialogue authors who have already made their studies start from the premise that Literature is a right, such as Antonio Candido. of class. Literature, according to Antonio Candido in his article “The Right to Literature”, is an instrument of humanization and, according to Mario Vargas Llosa, it is what organizes the chaos of the world in its own order that makes us better understanders of this same world and of ourselves. In addition to the pleasure contained in fruition and aesthetic contemplation, Literature provides something else that makes us come into contact with the human. The study carried out here raises some questions, such as, for example, if the teacher mediates literary reading based on reality, if the teacher works with supports that, after all, favor the approximation of literary reading and also analyzes the literary text in its humanizing process. However, despite the concerns, it will remain and for reasons that go beyond the fact that it is a right. Literature has been a powerful instrument of transformation that involves affection and enchantment in the human formation of the student. Such art has a humanizing power which cannot be withheld in life and, therefore, in school. The questions presented make us reflect on the situation of the contemporary reader in the face of new technologies and Literature as a right, in their formation.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe a refletir sobre o lugar da Literatura, principalmente na escola. Percebe-se que o papel que a leitura literária ocupa tem-se mostrado no decorrer dos últimos anos uma inquietação entre as práticas conservadoras e a ausência do encantamento na formação humana do aluno através das interações incessantes. A partir da análise, nota-se que a instabilidade decorre de vários fatores, mas a Literatura se estabelece como um direito inalienável. Trazendo para o diálogo autores que já fizeram seus estudos partirem da premissa de que a Literatura é um direito, como Antonio Candido. Propomo-nos a debruçar-nos sobre outra especificidade inegável dessa manifestação: ela é uma necessidade que deve ser trabalhada diariamente nas salas de aula. A Literatura, segundo Antonio Candido em seu artigo “O direito à Literatura”, é um instrumento de humanização e, conforme Mario Vargas Llosa, é ela que organiza o caos do mundo na sua própria ordenação que nos faz melhor entendedores deste mesmo mundo e de nós mesmos. Além do prazer contido na fruição e contemplação estética, a Literatura propicia o algo mais que nos faz entrar em contato com o humano. O estudo feito aqui levanta algumas questões como, por exemplo, se o professor faz a mediação da leitura literária com base na realidade, se o professor trabalha com suportes que, afinal, favorecem a aproximação da leitura literária e também analisa o texto literário no seu processo humanizador. Contudo, apesar das inquietações, ela há de permanecer e por razões que vão além do fato de ser um direito. A Literatura tem sido um instrumento poderoso de transformação que envolve afetividade e encantamento na formação humana do educando. Tal arte possui o poder humanizador o qual não pode ser sonegado na vida e, por isso mesmo, na escola. As questões apresentadas nos fazem refletir a situação do leitor contemporâneo diante das novas tecnologias e da Literatura como direito, na sua formação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA leitura literária: entre a inquietação traumática no conservadorismo escolar ao puro encantamento na formação humanapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENATA DANIELLE DANTAS FREITAS - TRABALHO FINAL (REVISADO) (1).pdf541.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.