Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/60775
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | A metáfora do encontro: uma proposta para mediação entre os agentes do Teatro Francisco Nunes e os saberes das artes |
Authors: | André Vantuildes de Macedo |
First Advisor: | Andréa de Paula Xavier Vilela |
First Referee: | Camila Rodrigues Moreira Cruz |
Abstract: | O presente artigo consiste em uma revisão bibliográfica para uma relação proximal dos saberes das Artes Visuais aos agentes do Teatro Francisco Nunes. A promoção da Arte pela Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte não inclui uma proposta que dialogue diretamente com os agentes dessa histórica casa de espetáculos. Diante de tal quadro, este artigo sugere ações consistentes no sentido de potencializar a compreensão que qualquer pessoa que atue, independente do segmento dentro de uma casa de espetáculo, possa vivenciar a riqueza artística de um povo, numa perspectiva inclusiva e dialógica. Para tanto, sugere, inicialmente, ações contínuas de capacitação na perspectiva do trabalho com a cultura, como, por exemplo, introduzir as Rodas de Conversa, a Recepção Teatral e a Leitura Dramática. Intenta-se estimular, por meio desta pesquisa, a promoção dos saberes da Arte pela Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Como embasamento teórico, utilizam-se os estudos de Ana Mae Barbosa a respeito da Cultura e o Ensino de Arte, além da mediação, leitura e explanação do trabalho político estético e o uso das Artes Visuais integradas ao teatro do Grupo Oficina Multimédia. Por fim, intenta-se consolidar essa relação proximal com a Arte também como um instrumento contínuo e eficaz para potencializar a capacitação consciente desses agentes em relação ao universo artístico no qual atuam. |
Abstract: | The present article consists of a bibliographic review for a proximal relationship between the knowledge of the Visual Arts and the agents of Teatro Francisco Nunes. The promotion of Art by the Municipal Cultural Foundation of Belo Horizonte does not include a proposal that dialogues directly with the agents, a historic venue. Faced with such a scenario, this article suggests consistent actions in order to enhance the understanding that anyone who acts, regardless of the segment within a venue, can experience the artistic richness of a people, in an inclusive and dialogic perspective. To this end, it initially suggests continuous training actions from the perspective of working with culture, such as, for example, introducing the Conversation Circles, Theatrical Reception and Dramatic Reading. The aim is to encourage, through this research, the promotion of Art knowledge by the Municipal Cultural Foundation of Belo Horizonte. As a theoretical basis, Ana Mae Barbosa's studies on Culture and Art Teaching are used, in addition to mediation, reading and explanation of aesthetic political work and the use of Visual Arts integrated into the theater of Grupo Oficina Multimédia. Finally, it is intended to consolidate this proximal relationship with Art also as a continuous and effective instrument to enhance the conscious training of these agents in relation to the artistic universe in which they operate. |
Subject: | Arte - Estudo e ensino Arte - Aspectos sociais Arte e sociedade |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/60775 |
Issue Date: | 13-Jul-2023 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AndreMacedoR (1).pdf | 1.7 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License