Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/60787
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Relação família-escola no Brasil: um estado do conhecimento (1997-2011) |
Título(s) alternativo(s): | Family-school relationship in Brazil: a state of knowledge (1997-2011) |
Autor(es): | Maria Alice Nogueira Tânia de Freitas Resende |
Resumen: | Este artigo apresenta resultados de um estado do conhecimento que focalizou dissertações e teses sobre a relação família-escola cadastradas no banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) defendidas entre os anos 1997 e 2011. Foram identificados 266 trabalhos, dos quais se analisaram: o tipo (dissertação ou tese), o número de trabalhos no período e a distribuição por áreas de conhecimento. Os trabalhos da área de Sociologia da Educação (n = 88) mereceram um tratamento específico, identificando-se: tema, referenciais teóricos, procedimentos metodológicos, campo empírico e resultados. Traçou-se, assim, um panorama da produção sociológica brasileira sobre a relação família-escola no período, identificando-se suas principais tendências e lacunas, resultados convergentes e divergentes. Verificou-se uma produção crescente, com predomínio das abordagens qualitativas, do foco no ensino fundamental, na escola pública e nas famílias de meios populares, além de forte influência da literatura francesa. Parece necessário maior distanciamento crítico dos estudos em relação aos seus referenciais teóricos. |
Abstract: | The article presents results of a “state of knowledge” that researched dissertations and theses about family-school relationship, from 1997 to 2011 on Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior’s (CAPES) database. We identified 266works, of which we analyzed: type (dissertation or thesis), number of texts over time and distribution by areas of knowledge. The texts from Sociology of Education’s area (N= 88) deserved a specific study, in which we identified: theme, theoretical references, methodological procedures and empirical field; main results. There fore, it was possible to draw a view of Brazilian sociological production on family-school relationship, identifying its main tendencies and gaps, convergent and divergent results. Our findings pointed to an increasing production. The texts focus predominantly on low-income groups, especially on elementary education, with qualitative studies, and a strong influence of French literature. We highlight the need of a stronger critical distancing of the studies regarding their theoretical references. |
Asunto: | Sociologia da educação Educação Família -- Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15325 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/60787 |
Fecha del documento: | 4-abr-2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/15325#:~:text=Verificou%2Dse%20uma%20produ%C3%A7%C3%A3o%20crescente,rela%C3%A7%C3%A3o%20aos%20seus%20referenciais%20te%C3%B3ricos. |
metadata.dc.relation.ispartof: | Educação: Teoria e Prática |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relação família-escola no Brasil um estado do conhecimento (1997-2011).pdf | 748.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.