Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/60787
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Relação família-escola no Brasil: um estado do conhecimento (1997-2011)
Título(s) alternativo(s): Family-school relationship in Brazil: a state of knowledge (1997-2011)
Autor(es): Maria Alice Nogueira
Tânia de Freitas Resende
Resumen: Este artigo apresenta resultados de um estado do conhecimento que focalizou dissertações e teses sobre a relação família-escola cadastradas no banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) defendidas entre os anos 1997 e 2011. Foram identificados 266 trabalhos, dos quais se analisaram: o tipo (dissertação ou tese), o número de trabalhos no período e a distribuição por áreas de conhecimento. Os trabalhos da área de Sociologia da Educação (n = 88) mereceram um tratamento específico, identificando-se: tema, referenciais teóricos, procedimentos metodológicos, campo empírico e resultados. Traçou-se, assim, um panorama da produção sociológica brasileira sobre a relação família-escola no período, identificando-se suas principais tendências e lacunas, resultados convergentes e divergentes. Verificou-se uma produção crescente, com predomínio das abordagens qualitativas, do foco no ensino fundamental, na escola pública e nas famílias de meios populares, além de forte influência da literatura francesa. Parece necessário maior distanciamento crítico dos estudos em relação aos seus referenciais teóricos.
Abstract: The article presents results of a “state of knowledge” that researched dissertations and theses about family-school relationship, from 1997 to 2011 on Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior’s (CAPES) database. We identified 266works, of which we analyzed: type (dissertation or thesis), number of texts over time and distribution by areas of knowledge. The texts from Sociology of Education’s area (N= 88) deserved a specific study, in which we identified: theme, theoretical references, methodological procedures and empirical field; main results. There fore, it was possible to draw a view of Brazilian sociological production on family-school relationship, identifying its main tendencies and gaps, convergent and divergent results. Our findings pointed to an increasing production. The texts focus predominantly on low-income groups, especially on elementary education, with qualitative studies, and a strong influence of French literature. We highlight the need of a stronger critical distancing of the studies regarding their theoretical references.
Asunto: Sociologia da educação
Educação
Família -- Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15325
URI: http://hdl.handle.net/1843/60787
Fecha del documento: 4-abr-2022
metadata.dc.url.externa: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/15325#:~:text=Verificou%2Dse%20uma%20produ%C3%A7%C3%A3o%20crescente,rela%C3%A7%C3%A3o%20aos%20seus%20referenciais%20te%C3%B3ricos.
metadata.dc.relation.ispartof: Educação: Teoria e Prática
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Relação família-escola no Brasil um estado do conhecimento (1997-2011).pdf748.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.