Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60787
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMaria Alice Nogueirapt_BR
dc.creatorTânia de Freitas Resendept_BR
dc.date.accessioned2023-11-10T18:29:13Z-
dc.date.available2023-11-10T18:29:13Z-
dc.date.issued2022-04-04-
dc.citation.volume32pt_BR
dc.citation.issue65pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage19pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15325pt_BR
dc.identifier.issn1981-8106pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60787-
dc.description.abstractThe article presents results of a “state of knowledge” that researched dissertations and theses about family-school relationship, from 1997 to 2011 on Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior’s (CAPES) database. We identified 266works, of which we analyzed: type (dissertation or thesis), number of texts over time and distribution by areas of knowledge. The texts from Sociology of Education’s area (N= 88) deserved a specific study, in which we identified: theme, theoretical references, methodological procedures and empirical field; main results. There fore, it was possible to draw a view of Brazilian sociological production on family-school relationship, identifying its main tendencies and gaps, convergent and divergent results. Our findings pointed to an increasing production. The texts focus predominantly on low-income groups, especially on elementary education, with qualitative studies, and a strong influence of French literature. We highlight the need of a stronger critical distancing of the studies regarding their theoretical references.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta resultados de um estado do conhecimento que focalizou dissertações e teses sobre a relação família-escola cadastradas no banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) defendidas entre os anos 1997 e 2011. Foram identificados 266 trabalhos, dos quais se analisaram: o tipo (dissertação ou tese), o número de trabalhos no período e a distribuição por áreas de conhecimento. Os trabalhos da área de Sociologia da Educação (n = 88) mereceram um tratamento específico, identificando-se: tema, referenciais teóricos, procedimentos metodológicos, campo empírico e resultados. Traçou-se, assim, um panorama da produção sociológica brasileira sobre a relação família-escola no período, identificando-se suas principais tendências e lacunas, resultados convergentes e divergentes. Verificou-se uma produção crescente, com predomínio das abordagens qualitativas, do foco no ensino fundamental, na escola pública e nas famílias de meios populares, além de forte influência da literatura francesa. Parece necessário maior distanciamento crítico dos estudos em relação aos seus referenciais teóricos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEducação: Teoria e Práticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelação família-escolapt_BR
dc.subjectEstado do conhecimentopt_BR
dc.subjectSociologia da Educaçãopt_BR
dc.subject.otherSociologia da educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherFamília -- Educaçãopt_BR
dc.titleRelação família-escola no Brasil: um estado do conhecimento (1997-2011)pt_BR
dc.title.alternativeFamily-school relationship in Brazil: a state of knowledge (1997-2011)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/15325#:~:text=Verificou%2Dse%20uma%20produ%C3%A7%C3%A3o%20crescente,rela%C3%A7%C3%A3o%20aos%20seus%20referenciais%20te%C3%B3ricos.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9664-8335pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4275-7426pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relação família-escola no Brasil um estado do conhecimento (1997-2011).pdf748.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.