Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/60787
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Maria Alice Nogueira | pt_BR |
dc.creator | Tânia de Freitas Resende | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-10T18:29:13Z | - |
dc.date.available | 2023-11-10T18:29:13Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-04 | - |
dc.citation.volume | 32 | pt_BR |
dc.citation.issue | 65 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 19 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15325 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1981-8106 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/60787 | - |
dc.description.abstract | The article presents results of a “state of knowledge” that researched dissertations and theses about family-school relationship, from 1997 to 2011 on Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior’s (CAPES) database. We identified 266works, of which we analyzed: type (dissertation or thesis), number of texts over time and distribution by areas of knowledge. The texts from Sociology of Education’s area (N= 88) deserved a specific study, in which we identified: theme, theoretical references, methodological procedures and empirical field; main results. There fore, it was possible to draw a view of Brazilian sociological production on family-school relationship, identifying its main tendencies and gaps, convergent and divergent results. Our findings pointed to an increasing production. The texts focus predominantly on low-income groups, especially on elementary education, with qualitative studies, and a strong influence of French literature. We highlight the need of a stronger critical distancing of the studies regarding their theoretical references. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta resultados de um estado do conhecimento que focalizou dissertações e teses sobre a relação família-escola cadastradas no banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) defendidas entre os anos 1997 e 2011. Foram identificados 266 trabalhos, dos quais se analisaram: o tipo (dissertação ou tese), o número de trabalhos no período e a distribuição por áreas de conhecimento. Os trabalhos da área de Sociologia da Educação (n = 88) mereceram um tratamento específico, identificando-se: tema, referenciais teóricos, procedimentos metodológicos, campo empírico e resultados. Traçou-se, assim, um panorama da produção sociológica brasileira sobre a relação família-escola no período, identificando-se suas principais tendências e lacunas, resultados convergentes e divergentes. Verificou-se uma produção crescente, com predomínio das abordagens qualitativas, do foco no ensino fundamental, na escola pública e nas famílias de meios populares, além de forte influência da literatura francesa. Parece necessário maior distanciamento crítico dos estudos em relação aos seus referenciais teóricos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação: Teoria e Prática | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Relação família-escola | pt_BR |
dc.subject | Estado do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Sociologia da Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Sociologia da educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Família -- Educação | pt_BR |
dc.title | Relação família-escola no Brasil: um estado do conhecimento (1997-2011) | pt_BR |
dc.title.alternative | Family-school relationship in Brazil: a state of knowledge (1997-2011) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/15325#:~:text=Verificou%2Dse%20uma%20produ%C3%A7%C3%A3o%20crescente,rela%C3%A7%C3%A3o%20aos%20seus%20referenciais%20te%C3%B3ricos. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9664-8335 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4275-7426 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relação família-escola no Brasil um estado do conhecimento (1997-2011).pdf | 748.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.