Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60832
Type: Monografia (especialização)
Title: "O que há na água do Arrudas?" uma proposta de ressignificação de tarefas no ensino de ciências por investigação
Other Titles: "What's in Arrudas' water?" a proposal for redefining tasks in science teaching through investigation
Authors: Caio Cesar Bitencourt de Freitas
First Advisor: Ludmila Olandim de Souza
First Referee: Vanessa Avelar Cappelle Fonseca
Abstract: O desinteresse dos estudantes no desenvolvimento de tarefas escolares tem sido um grande desafio para a docência em ciências. A passividade do aluno, por vezes tido apenas como depósito de informações, pode estar associada a esta situação e desperta a necessidade de se pensar no protagonismo do discente, crítico e responsável de sua própria aprendizagem. Nesse cenário, o presente trabalho apresenta uma proposta de sequência didática que associa a sala de aula invertida ao ensino de ciências por investigação através de atividades aqui denominadas de tarefas ressignificadas. As atividades, ancoradas nos pressupostos das metodologias ativas, foram desenvolvidas por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Contagem-MG, e contemplavam os conteúdos de bactérias e saneamento básico através da seguinte problematização: “o que há na água do Arrudas?”. As tarefas ressignificadas foram analisadas a partir das interações discursivas que aconteceram em distintos momentos das aulas. O resultado mostra que a aprendizagem invertida pode ser grande aliada do ensino por investigação, sobretudo, por permitir que os estudantes apresentem aspectos do cotidiano às problematizações feitas em sala de aula.
Abstract: Students' lack of interest in developing school tasks has been a major challenge for science teaching. The student's passivity, sometimes seen only as a deposit of information, may be associated with this situation and awaken the need to think about the student's protagonism, critical and responsible for their own learning. In this scenario, the present work presents a proposal for a didactic sequence that associates the inverted classroom with the teaching of science by investigation through activities here called re-signified tasks. The activities, anchored on requests for active methodologies, were trained by 7th grade elementary school students from a public school in Contagem-MG, and covered the contents of preparations and basic sanitation through the following questioning: “what is in the water of the Arrudas?”. The resignified tasks were continuities from the discursive adolescents that happened at different moments of the classes. The result shows that flipped learning can be a great ally to teaching by investigation, above all, because it allows students to present aspects of everyday life to the problematizations made in the classroom.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/60832
Issue Date: 25-Mar-2023
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