Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/60851
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Análise do teor de etanol presente na gasolina: elaboração e desenvolvimento de uma abordagem CTS no ensino de química orgânica
Autor(es): Antônia Rosângela Marques Santos
Primeiro Orientador: Luis Gustavo D Carlos Barbosa
Resumo: Esse trabalho de conclusão de curso tem como o objetivo, elaborar e desenvolver uma SD investigativa numa abordagem CTS, centrada em uma atividade de Química Orgânica envolvendo a qualidade de uma substância. A metodologia utilizada tem abordagem qualitativa de natureza interpretativa, com observação participante. O trabalho realizado abrangeu 60 alunos de 3.º anos do ensino médio integral, de uma escola do Estado de Minas Gerais . Para a coleta dos dados, foram utilizados produção escrita dos alunos (gravações em mídias, roda de conversas, diário de bordo e relatórios) e os mesmos foram tratados com análise descritiva e qualitativa. Os principais resultados evidenciam que este processo despertou a curiosidade e a motivação para a aprendizagem, indicando uma evolução dos conhecimentos em Química orgânica, Química geral e Físico-química, além de outras disciplinas que foram envolvidas. Tais resultados mostram-se favoráveis a um ensino de Química com práticas pedagógicas interdisciplinares, por possibilitarem o desenvolvimento do interesse, do protagonismo, da autonomia e da alfabetização científica e tecnológica via abordagem CTS e investigativa.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/60851
Data do documento: 25-Mar-2023
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