Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/60852
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Fatores que influenciam o processo de ensino e aprendizagem nas disciplinas de contabilidade gerencial sob a percepção dos discentes de ciências contábeis |
Autor(es): | Victor Hugo Pereira João Paulo de Assis Valadares Débora Santos João Estevão Barbosa Neto |
Resumen: | As disciplinas de Contabilidade Gerencial, no âmbito da graduação, preparam seus discentes para os desafios a serem enfrentados no mercado de trabalho. Dada a sua importância, a qual está intensamente relacionada com as práticas mercadologias, nota-se a necessidade de tornar mais eficiente e eficaz o processo de ensino da Contabilidade Gerencial. Nesse cenário, o presente estudo apresenta o seguinte questionamento: Quais os fatores que influenciam no processo de ensino e aprendizagem das disciplinas de Contabilidade Gerencial na percepção dos estudantes de Ciências Contábeis?. Para a realização deste estudo foi realizado uma pesquisa que se classifica como descritiva e bibliográfica. Foi aplicado um questionário estruturado a um universo constituído por 185 discentes do curso de Ciências Contábeis de universidades privada e pública, sediada na Cidade de Belo Horizonte. Os questionários foram analisados através de procedimentos estatísticos manipulados no Stata e MS Excel, classificando essa pesquisa como quantitativa. Nos resultados encontrados após uma série de questões dividas em quatro dimensões que os discentes atribuíram uma nota de zero a dez, foi possível constatar que na dimensão professor, a didática do docente foi o fator mais bem avaliado. Já na dimensão assunto, o fator mais importante foi a estrutura do conteúdo da disciplina. Na dimensão aluno, a boa relação do docente com o discente foi considerado o fator mais importante e por fim, na dimensão institucional, a característica com melhor avaliação foi uma biblioteca equipada com extenso arsenal de livros e instalações adequadas como fator mais importante nesta área. |
Asunto: | Contabilidade gerencial Ensino Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/60852 |
Fecha del documento: | oct-2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://eventos.ufu.br/sites/eventos.ufu.br/files/documentos/9681_-_fatores_que_influenciam_o_processo_de_ensino_e_aprendizagem_nas_disciplinas_de_contabilidade_gerencial_sob_a_percepcao_dos_discentes_de_ciencias_contabeis.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Congresso UFU de Contabilidade |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FATORES QUE INFLUENCIAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.pdf | 3.64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.