Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60862
Type: Monografia (especialização)
Title: Clube fotográfico na escola: as práticas artísticas da fotografia contemporânea e suas potencialidades para pensar além da sala de aula
Other Titles: School photographic club: the artistic practices of contemporary photography and the potential to think beyond the classroom
Authors: Isabella Santos Ramos
First Advisor: Márcio Mota Pereira
First Referee: Sônia Aparecida dos Anjos
Abstract: O presente artigo constitui-se como ferramenta avaliativa final da Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias contemporâneas, ofertado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Para a composição deste texto, traremos aqui um breve relato de experiência sobre o processo de criação e desenvolvimento de um clube de fotografia amadora realizado em uma escola pública de ensino médio em Montes Claros - MG. Tratam-se de considerações sobre a realização de uma prática artística integrada em formato de projeto e possíveis aberturas conceituais e práticas desse tipo de atividade na escola. As reflexões docentes acerca do processo de ensinar fotografia objetivam problematizar o exercício que nos dá a (re)conhecer o espaço através das imagens que produzimos e reproduzimos sobre ele. Nossa intenção é estudar as potencialidades de criação e percepção do espaço habitado que, apesar de começarem na escola, extrapolam o espaço educativo, mas, ainda sim, ensinam, e têm na arte fotográfica seu fio condutor.
Abstract: This article constitutes a final evaluative tool of the Specialization in Teaching Visual Arts and Contemporary Technologies, offered by the School of Fine Arts of the Federal University of Minas Gerais. For the composition of this text, we will bring here a brief experience report on the creation and development process of an amateur photography club held in a public high school in Montes Claros - MG. These are considerations about carrying out an integrated artistic practice in a project format and possible conceptual and practical openings of this type of activity at school. The teaching reflections about the process of teaching photography aim to problematize the exercise that allows us to (re)know the space through the images we produce and reproduce about it. Our intention is to study the potentialities of creation and perception of the inhabited space that, despite starting at school, go beyond the educational space, but still teach, and have photographic art as their guiding thread.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Fotografia
Arte e educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/60862
Issue Date: 12-Jul-2023
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLUBE FOTOGRÁFICO NA ESCOLA.pdf1.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.