Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60862
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Márcio Mota Pereirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8706884297486555pt_BR
dc.contributor.referee1Sônia Aparecida dos Anjospt_BR
dc.creatorIsabella Santos Ramospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2950606498028443pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-13T14:39:41Z-
dc.date.available2023-11-13T14:39:41Z-
dc.date.issued2023-07-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60862-
dc.description.abstractThis article constitutes a final evaluative tool of the Specialization in Teaching Visual Arts and Contemporary Technologies, offered by the School of Fine Arts of the Federal University of Minas Gerais. For the composition of this text, we will bring here a brief experience report on the creation and development process of an amateur photography club held in a public high school in Montes Claros - MG. These are considerations about carrying out an integrated artistic practice in a project format and possible conceptual and practical openings of this type of activity at school. The teaching reflections about the process of teaching photography aim to problematize the exercise that allows us to (re)know the space through the images we produce and reproduce about it. Our intention is to study the potentialities of creation and perception of the inhabited space that, despite starting at school, go beyond the educational space, but still teach, and have photographic art as their guiding thread.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo constitui-se como ferramenta avaliativa final da Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias contemporâneas, ofertado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Para a composição deste texto, traremos aqui um breve relato de experiência sobre o processo de criação e desenvolvimento de um clube de fotografia amadora realizado em uma escola pública de ensino médio em Montes Claros - MG. Tratam-se de considerações sobre a realização de uma prática artística integrada em formato de projeto e possíveis aberturas conceituais e práticas desse tipo de atividade na escola. As reflexões docentes acerca do processo de ensinar fotografia objetivam problematizar o exercício que nos dá a (re)conhecer o espaço através das imagens que produzimos e reproduzimos sobre ele. Nossa intenção é estudar as potencialidades de criação e percepção do espaço habitado que, apesar de começarem na escola, extrapolam o espaço educativo, mas, ainda sim, ensinam, e têm na arte fotográfica seu fio condutor.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectNarrativa visualpt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherFotografiapt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.titleClube fotográfico na escola: as práticas artísticas da fotografia contemporânea e suas potencialidades para pensar além da sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeSchool photographic club: the artistic practices of contemporary photography and the potential to think beyond the classroompt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLUBE FOTOGRÁFICO NA ESCOLA.pdf1.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.