Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/60862
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Clube fotográfico na escola: as práticas artísticas da fotografia contemporânea e suas potencialidades para pensar além da sala de aula |
Título(s) alternativo(s): | School photographic club: the artistic practices of contemporary photography and the potential to think beyond the classroom |
Autor(es): | Isabella Santos Ramos |
primer Tutor: | Márcio Mota Pereira |
primer miembro del tribunal : | Sônia Aparecida dos Anjos |
Resumen: | O presente artigo constitui-se como ferramenta avaliativa final da Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias contemporâneas, ofertado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Para a composição deste texto, traremos aqui um breve relato de experiência sobre o processo de criação e desenvolvimento de um clube de fotografia amadora realizado em uma escola pública de ensino médio em Montes Claros - MG. Tratam-se de considerações sobre a realização de uma prática artística integrada em formato de projeto e possíveis aberturas conceituais e práticas desse tipo de atividade na escola. As reflexões docentes acerca do processo de ensinar fotografia objetivam problematizar o exercício que nos dá a (re)conhecer o espaço através das imagens que produzimos e reproduzimos sobre ele. Nossa intenção é estudar as potencialidades de criação e percepção do espaço habitado que, apesar de começarem na escola, extrapolam o espaço educativo, mas, ainda sim, ensinam, e têm na arte fotográfica seu fio condutor. |
Abstract: | This article constitutes a final evaluative tool of the Specialization in Teaching Visual Arts and Contemporary Technologies, offered by the School of Fine Arts of the Federal University of Minas Gerais. For the composition of this text, we will bring here a brief experience report on the creation and development process of an amateur photography club held in a public high school in Montes Claros - MG. These are considerations about carrying out an integrated artistic practice in a project format and possible conceptual and practical openings of this type of activity at school. The teaching reflections about the process of teaching photography aim to problematize the exercise that allows us to (re)know the space through the images we produce and reproduce about it. Our intention is to study the potentialities of creation and perception of the inhabited space that, despite starting at school, go beyond the educational space, but still teach, and have photographic art as their guiding thread. |
Asunto: | Arte - Estudo e ensino Fotografia Arte e educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/60862 |
Fecha del documento: | 12-jul-2023 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLUBE FOTOGRÁFICO NA ESCOLA.pdf | 1.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.