Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60877
Type: Dissertação
Title: As percepções das práticas pedagógicas de educação ambiental dos docentes do ensino fundamental I em Brumadinho pós- desastre ambiental
Other Titles: The perceptions of environmental education pedagogical practices of primary school teachers in Brumadinho after the environmental disaster
Authors: Ana Heloisa Silva e Pires
First Advisor: Rogata Soares Del Gaudio
First Referee: Klemens Augustinus Laschefski
Second Referee: Glaucia Soares Barbosa
Third Referee: Maria de Fatima Almeida Martins
Abstract: A extração mineral no Brasil tende a negligenciar a preservação ambiental e a salubridade de indivíduos que participam desse processo. Desde o ano de 2015, em Minas Gerais, ocorreram dois desastres provenientes dessa atividade, um em Bento Rodrigues, no município de Mariana MG, e outro no Córrego do Feijão, em Brumadinho. As consequências ambientais e sociais desses eventos são imensuráveis. Nossa questão procurou investigar se os impactos decorrentes do rompimento da barragem em Brumadinho podem ser percebidos nas práticas pedagógicas de docentes que atuam nos primeiros ciclos do Ensino Fundamental e que abordama Educação Ambiental. Assim, investigamos se as práticas de Educação Ambiental dosprofessores do Ensino Fundamental I que lecionam em Brumadinho abordam o desastre ambiental e humano ocorrido nesta cidade e se as lideranças do município influenciam nessas práticas. O objetivo dessa pesquisa foi identificar e compreender as concepções e os conhecimentos dos docentes a respeito de suas práticas de Educação Ambiental no cenário de pós-desastre ambiental. Esta pesquisa qualitativa pretendeu então investigar os docentes que atuam no Ensino Fundamental I que abordam a temática de Educação Ambiental em suas práticas educativas em escolas da rede pública da cidade de Brumadinho. A partir de entrevistas semiestruturadas com os professores e com os funcionários das secretarias, notamos que há pouco incentivo das secretarias municipais nas práticas de Educação Ambiental. Os professores investigados possuem preocupações ambientais, mas suas concepções de EA oscilam entre visões conservadoras e pragmáticas. Entendemos também que a formação crítica e política dos professores infere uma maior aproximação a uma prática crítica e libertadora. Notamos que a formação técnica e especialização em EA não é uma condicionante que permite a execução de uma educação crítica. As práticas de EA citadas pelos professores investigados têm como ponto de partida suas próprias intencionalidades, partindo de ideais e iniciativas próprias dos professores, articulada ou não à uma formação específica para a EA. Observamos também que todos os professores afirmaram que abordaram em suas práticas de EA o rompimento da barragem e o ocorrido na cidade, mas entendemos que esse assunto é somente citado por eles e pouco abordado nas aulas. Apesar de esses professores pesquisados abordarem o ocorrido na cidade, eles afirmaram que evitam utilizar o rompimento da barragem como temática em suas aulas com o argumento de ser uma temática sensível. Observamos que a mineração e o rompimento da barragem influenciaram e causaram um impacto nas práticas dos professores, mas não interferiram nas concepções de EA destes e não influenciam no desenvolvimento de uma educação crítica.
Abstract: Mineral extraction in Brazil tends to neglect environmental preservation and the health of individuals who participate in this process. Since 2015, in Minas Gerais, there have been two disasters resulting from this activity, one in Bento Rodrigues, in the municipality of Mariana MG, and another in Córrego do Feijão, in Brumadinho. The environmental and social consequences of these events are immeasurable. Our question sought to investigate whether the impacts arising from the rupture of the dam in Brumadinho can be perceived in the pedagogical practices of teachers who work in the first cycles of Elementary School and who address Environmental Education. Thus, we investigated whether the Environmental Education practices of Elementary School I teachers who teach in Brumadinho address the environmental and human disaster that occurred in this city and whether the municipality's leaders influence these practices. The objective of this research was to identify and understand the conceptions and knowledge of professors regarding their Environmental Education practices in the post disaster environmental scenario. This qualitative research then intended to investigate teachers who work in Elementary School I who address the theme of Environmental Education in their educational practices in public schools in the city of Brumadinho. Based on semi-structured interviews with teachers and secretariat employees, we noticed that there is little incentive from municipal secretariats for Environmental Education practices. The investigated teachers have environmental concerns, but their EE conceptions oscillate between conservative and pragmatic views. We also understand that the critical and political training of teachers infers a greater approximation to a critical and liberating practice. We note that technical training and specialization in EA is not a condition that allows the execution of a critical education. The EE practices cited by the investigated teachers have their own intentions as a starting point, starting from the teachers' own ideals and initiatives, articulated or not with specific training for EE. We also observed that all teachers stated that they addressed the rupture of the dam and what happened in the city in their EE practices, but we understand that this subject is only mentioned by them and rarely addressed in classes. Although these researched teachers addressed what happened in the city, they stated that they avoid using the dam rupture as a theme in their classes on the grounds that it is a sensitive topic. We observed that mining and the dam rupture influenced and caused an impact on teachers' practices but did not interfere with their EE conceptions and did not influence the development of critical education
Subject: Geografia – Estudo e ensino
Educação ambiental – Brumadinho (MG)
Desastres ambientais
Práticas pedagógicas
Ensino fundamental
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: IGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/60877
Issue Date: 30-Aug-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.