Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/60892
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O desenvolvimento musical de crianças com autismo em musicoterapia: revisão de literatura e relato de caso |
Título(s) alternativo(s): | Musical development of children with Autism Spectrum Disorder in Music Therapy: literature review and case report |
Autor(es): | Marina Horta Freire Jéssica Martelli Del Forno Gabriel Estanislau Betânia Parizzi |
Resumo: | O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um distúrbio que afeta o desenvolvimento desde a primeira infância. Estudos sobre música e cérebro enfatizam a importância da música para o desenvolvimento humano e ressaltam o papel da música para pessoas com TEA. Devido às importantes relações da música com o desenvolvimento e com o TEA, a Musicoterapia é uma possibilidade terapêutica ascendente para pessoas com esse diagnóstico, como forma de propiciar melhoras na comunicação e na socialização. O presente trabalho visa compreender o desenvolvimento cognitivo-musical de crianças com TEA por meio de uma revisão de literatura sobre o desenvolvimento musical de pessoas com TEA em intervenções musicoterapêuticas e de um relato de caso de uma criança com TEA em sessões de Musicoterapia Improvisacional Musicocentrada. Os resultados apontam para a necessidade de mais estudos sobre o tema e para a importância do desenvolvimento musical no tratamento musicoterapêutico da criança com Transtorno do Espectro do Autismo. |
Abstract: | Autism Spectrum Disorder (ASD) is a disorder that affects development from an early age. Music and brain studies highlight the importance of music for human deve-lopment and emphasize the role of music for people with ASD. Given the important relations between music and develop-ment, and with ASD, Music Therapy has become a therapy of increasingly potential for people with this diagnosis, as a way to improve communication and socialization. This paper aims to understand children with ASD cognitive-musical development through a literature review on the musical development of people with ASD in Music Therapy interventions, and through a case report of a child with ASD in Music--Centered Improvisational Music Therapy sessions. The results point to the need for further studies on the subject and the importance of musical development in the therapeutic treatment of children with Autism Spectrum Disorder. |
Assunto: | Autismo Musicoterapia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | MUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTO MUS - DEPARTAMENTO DE TEORIA GERAL DA MÚSICA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.5965/2525530403012018145 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/60892 |
Data do documento: | 17-Out-2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530403012018145 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Orfeu |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O desenvolvimento musical de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo em Musicoterapia revisão de literatura e relato de caso.pdf | 835.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.