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http://hdl.handle.net/1843/60914
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Escola, família e Conselho Tutelar: a construção de um sentimento emergente de direito |
Título(s) alternativo(s): | School, family, and Guardianship Council: the construction of an emerging sense of right |
Autor(es): | Maria Amália de Almeida Cunha Islaine Natália Demétrio |
Resumen: | O objetivo deste artigo é compreender a delicada relação existente entre a Escola, a Família e o Conselho Tutelar, bem como a necessária disposição para um trabalho coletivo capaz de fazer emergir um sentimento de direito entre as famílias atendidas. Para tanto, pretende-se aqui discorrer acerca dos dispositivos oficiais a favor das famílias de crianças e dos adolescentes, bem como problematizar os significados que as famílias atribuem à escola e ao Conselho Tutelar. A metodologia de pesquisa baseou-se em entrevistas compreensivas com esses agentes. Como resultado, evidenciou-se a importância de um trabalho de mediação do Conselho Tutelar e duas das maiores agências de socialização do mundo contemporâneo, quais sejam, escola e família. |
Abstract: | The purpose of this article is to understand the delicate relationship that exists among theSchool, the Family, and the Guardianship Council, as well as the necessary disposition for acollective work capable of bringing out a sense of entitlement among the assisted families. Tothis end, the intention here is to discuss about the official mechanisms in favor of families ofchildren and adolescents, as well as problematize the meanings that families attribute to theschool and to the Guardianship Council. The research methodology was based oncomprehensive interviews with these agents. As a result, the importance of a mediation workbetween the Guardianship Council and two of the largest socialization agencies in thecontemporary world, namely school and family, was evident. |
Asunto: | Escola - aspectos sociais Serviço social com a família Família |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.976-991.2545 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/60914 |
Fecha del documento: | 2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2545 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Thema |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
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