Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/60914
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Escola, família e Conselho Tutelar: a construção de um sentimento emergente de direito
Título(s) alternativo(s): School, family, and Guardianship Council: the construction of an emerging sense of right
Autor(es): Maria Amália de Almeida Cunha
Islaine Natália Demétrio
Resumen: O objetivo deste artigo é compreender a delicada relação existente entre a Escola, a Família e o Conselho Tutelar, bem como a necessária disposição para um trabalho coletivo capaz de fazer emergir um sentimento de direito entre as famílias atendidas. Para tanto, pretende-se aqui discorrer acerca dos dispositivos oficiais a favor das famílias de crianças e dos adolescentes, bem como problematizar os significados que as famílias atribuem à escola e ao Conselho Tutelar. A metodologia de pesquisa baseou-se em entrevistas compreensivas com esses agentes. Como resultado, evidenciou-se a importância de um trabalho de mediação do Conselho Tutelar e duas das maiores agências de socialização do mundo contemporâneo, quais sejam, escola e família.
Abstract: The purpose of this article is to understand the delicate relationship that exists among theSchool, the Family, and the Guardianship Council, as well as the necessary disposition for acollective work capable of bringing out a sense of entitlement among the assisted families. Tothis end, the intention here is to discuss about the official mechanisms in favor of families ofchildren and adolescents, as well as problematize the meanings that families attribute to theschool and to the Guardianship Council. The research methodology was based oncomprehensive interviews with these agents. As a result, the importance of a mediation workbetween the Guardianship Council and two of the largest socialization agencies in thecontemporary world, namely school and family, was evident.
Asunto: Escola - aspectos sociais
Serviço social com a família
Família
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.976-991.2545
URI: http://hdl.handle.net/1843/60914
Fecha del documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2545
metadata.dc.relation.ispartof: Thema
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Escola, família e Conselho Tutelar_ a construção de um sentimento emergente de direito.pdf229.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.