Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/60942
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Uso das tecnologias digitais no ensino de ciências da natureza: percepções de estudantes do 2° ano no ensino médio
Autor(es): Luciana Lourdes Autran Moura Freitas
Primeiro Orientador: Luiz Gustavo Franco
Primeiro Coorientador: Deborah Cotta
Resumo: O presente trabalho teve como proposta investigar as potencialidades do uso de ferramentas digitais no aprendizado de Ciências da Natureza na percepção de estudantes do Ensino Médio. Estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola estadual do interior de Minas Gerais participaram de um projeto no qual deveriam se engajar na proposição de materiais de estudo para as disciplinas de Física, Química e Biologia utilizando ferramentas digitais. Esse material foi compartilhado com os estudantes e, então, foi avaliado o impacto do uso desses materiais, na perspectiva dos estudantes. Aplicamos questionários no início e no final do projeto. Canva, Flipgrid e Word Wall foram as ferramentas mais acessadas e que geraram maior engajamento. Os resultados indicam que os estudantes percebem potencialidades no uso de material digital voltado para a aprendizagem de Ciências da Natureza, considerando interessante e eficaz o seu uso atrelado aos estudos. Além dos dados dos questionários, ao longo do projeto, foi possível perceber a participação, interesse e a facilidade com que os estudantes utilizaram os recursos digitais. O uso do material digital gerou implicações relevantes para a aprendizagem dos estudantes na medida em que ampliou seu interesse pelos conteúdos, favoreceu as discussões entre pares, além do desenvolvimento de habilidades próprias do processo de construção dos materiais. Por fim, o projeto também gerou implicações relevantes para a formação da professora-pesquisadora que desenvolveu o projeto.
Abstract: This work aimed to investigate the potential of the use of digital tools in Natural Sciences learning in the perception of high school students. Students from a state school in the interior of Minas Gerais participated in a project in which they should engage in proposing materials for Physics, Chemistry and Biology studies using digital tools. This material was shared with other students, and then the impact of using these materials from the students' perspective was evaluated. We apply questionnaires at the beginning and end of the project. Canva, Flipgrid and Word Wall were the most accessed tools and generated greater engagement. The results indicate that students perceive potential in the use of digital material aimed at learning Natural Sciences, considering its use linked to studies interesting and effective. In addition to the data from the questionnaires, throughout the project, it was possible to perceive the participation, interest and the ease with which students used digital resources. The use of digital material generated relevant implications for students' learning insofar as it broadened their interest in the contents, favored discussions among peers, in addition to the development of skills specific to the material construction process. Finally, the project also generated relevant implications for the training of the teacher-researcher who developed the project.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/60942
Data do documento: 17-Dez-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Luciana Lourdes Autran Moura Freitas.pdf1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.