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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Design do estágio supervisionado na 16ª câmara cível do TJMG: uma proposta de equilíbrio entre a produtividade esperada e a desejada capacitação técnica e humana do estagiário
Autor(es): Tiago Costa Xavier
primer Tutor: Carlos Henrique Borlido Haddad
primer miembro del tribunal : José Marcos Rodrigues Vieira
Resumen: O trabalho descreve a situação atual do estágio supervisionado em Direito a partir de exemplos negativos recentes. A partir da identificação do problema em geral – e da falta de diretrizes mais objetivas para a supervisão do estágio no TJMG –, partiu-se para a apresentação de conceitos sobre design e design jurídico. Depois, fez-se breve exposição sobre o regime jurídico do estágio e sua importância para superar eventual distância entre a teoria e a prática profissional. À esta abordagem metodológica seguiu-se a ideação e prototipação do estágio ideal, balizado por pesquisa opinativa com integrantes da 16ª Câmara Cível Especializada do Tribunal. A partir das respostas colhidas foi feita uma aproximação com diversos modelos pedagógicos que se acoplaram bem às expectativas dos estagiários e dos supervisores detectadas nos questionários. Ao final, foi proposta uma escada de passos simples que, acredita-se, possam ser adaptados aos mais diversos contextos de supervisão de estágio no Tribunal.
Abstract: The paper describes the current situation of the supervised internship in Law based on recent negative examples. From the identification of the problem in general – and the lack of more objective guidelines for the supervision of the internship at TJMG – we started to present concepts about design and legal design. Then, a brief presentation was made about the legal regime of the internship and its importance to overcome any distance between theory and professional practice. This methodological approach was followed by the ideation and prototyping of the ideal stage, based on opinion research with members of the 16th Specialized Civil Chamber of the Court. From the answers collected, an approximation was made with several pedagogical models that were well coupled to the expectations of the trainees and supervisors detected in the questionnaires. In the end, a ladder of simple steps was proposed that, it is believed, can be adapted to the most diverse contexts of internship supervision at the Court.
Asunto: Direito - Estudo e ensino
Direito - Estágios
Programas de estágio
Poder judiciário
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: DIREITO - FACULDADE DE DIREITO
Curso: Curso de Especialização em Design de Sistemas Aplicado à Resolução de Conflitos e Gestão Processual
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/60953
Fecha del documento: 26-sep-2023
Aparece en las colecciones:Especialização em Design de Sistemas Aplicado à Resolução de Conflitos e Gestão Processual

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