Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/60981
Tipo: Dissertação
Título: Estudantes com deficiência no ensino superior brasileiro: uma análise censitária das matrículas nas instituições federais
Autor(es): Welder Rodrigo Vicente
Primeiro Orientador: Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves
Primeiro Coorientador: Michele Aparecida de Sá
Primeiro membro da banca : Silvia Márcia Ferreira Meletti
Segundo membro da banca: Mônica Maria Farid Rahme
Resumo: Esta dissertação analisou as matrículas dos estudantes com deficiência nas instituições federais nos anos de 2010 a 2019, por meio dos microdados do censo da Educação Superior disponibilizado pelo Inep - Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Foram mapeadas as produções acadêmicas publicadas no Brasil após a implementação da Política Nacional de Educação Especial (PNE), analisados e examinados o perfil dos estudantes e a disponibilidade de recursos de acessibilidade nas instituições de ensino superior federais. A fim de alcançar o objetivo proposto, foi escolhida a abordagem dialética, e como recurso metodológico, para a coleta de dados dessa dissertação, foram considerados os indicadores como uma ferramenta operacional, numa perspectiva pragmática. Foi realizado um estudo descritivo, assumindo como matriz metodológica a abordagem quantitativa, sendo identificado que as políticas implantadas no Brasil por meio do Programa Incluir no ano de 2005, da PNE em 2008, e 2016 com a lei de cotas colaboraram para o aumento do número de estudantes com deficiência no Ensino Superior. Identificou-se, após análise dos dados, que houve um tímido aumento das matrículas dos estudantes com deficiência na Educação Superior, sendo que o sexo predominante dos estudantes foi o masculino; quanto à raça, destacou-se a parda, e a deficiência predominante foi a deficiência física, seguida pela baixa visão. Também foi possível verificar um acréscimo nas matrículas dos estudantes acima de 25 anos. Os dados apresentados nesta pesquisa se qualificam como proposições para futuros estudos relacionados à área da Educação Especial.
Abstract: This dissertation analyzed the enrollment of students with disabilities in federal institutions from 2010 to 2019, using microdata from the Higher Education census made available by Inep - Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Academic productions published in Brazil after the implementation of the National Special Education Policy (PNE) were mapped, and the profile of students and the availability of accessibility resources in federal higher education institutions were analyzed and examined. In order to achieve the proposed objective, the dialectical approach was chosen, and as a methodological resource, for data collection for this dissertation, indicators were considered as an operational tool, from a pragmatic perspective. A descriptive study was carried out, taking the quantitative approach as its methodological matrix, identifying that the policies implemented in Brazil through the Include Program in 2005, the PNE in 2008, and 2016 with the quota law, contributed to the increase in the number of students with disabilities in Higher Education. After analyzing the data, it was identified that there was a slight increase in the enrollment of students with disabilities in Higher Education, with the predominant gender of students being male; as for race, mixed race stood out, and the predominant disability was physical disability, followed by low vision. It was also possible to see an increase in enrollment of students over 25 years of age. The data presented in this research qualify as propositions for future studies related to the area of Special Education.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/60981
Data do documento: 27-Set-2023
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