Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/60982
Tipo: Dissertação
Título: A história da comunidade e da educação escolar indígena do povo Pataxó em Aldeia Velha – Arraial D´Ajuda - Bahia
Autor(es): Marialva Dias Dos Santos
Primeiro Orientador: Charles Moreira Cunha
Resumo: Esta pesquisa propõe entender os processos de construção da Escola Indígena de Aldeia Velha vinculada à retomada do território Pataxó em Arraial d’Ajuda, município de Porto Seguro, BA, bem como discutir a relevância dada à Educação Escolar Indígena, desde a fundação de nossa Aldeia, já que a Escola aparece como o primeiro projeto na história da nossa comunidade. Nesta perspectiva, busca-se promover uma breve reflexão sobre a importância da educação indígena e escolar indígena, no contexto da comunidade Aldeia Velha. Nesta pesquisa privilegiamos a análise do professor, já que o enxergamos como possível agente de transformação social, cada vez mais preparado desde o início de nossa história e capaz para unir teorias e práticas pedagógicas em prol da promoção de uma educação intercultural de qualidade. Neste contexto, a pesquisa sobre a educação escolar indígena é de grande importância para que se tenha uma visualização mais significativa sobre a história educacional do Povo Pataxó, especialmente em Aldeia Velha, onde identificamos os avanços e o desenvolvimento do processo histórico educacional especificamente nesta comunidade desde 1998 aos dias atuais. Esta pesquisa propõe também observar os aspectos que se edificaram no ensino e aprendizagem da Escola Indígena Aldeia Velha e que nos permite apresentar essa trajetória desenvolvida, especialmente para o ensino e comunidade indígena, que marca nossa escola como território e que pretendemos denominar como “Sambaquis Curriculares”. Apresentaremos uma linha de tempo da escola, da retomada do território, da cultura durante a trajetória, da comunidade e da escola.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/60982
Data do documento: 16-Ago-2023
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marialva.pdf5.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.