Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60982
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Charles Moreira Cunhapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1253377311855009pt_BR
dc.creatorMarialva Dias Dos Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8918589946521023pt_BR
dc.date.accessioned2023-11-16T11:07:10Z-
dc.date.available2023-11-16T11:07:10Z-
dc.date.issued2023-08-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60982-
dc.description.resumoEsta pesquisa propõe entender os processos de construção da Escola Indígena de Aldeia Velha vinculada à retomada do território Pataxó em Arraial d’Ajuda, município de Porto Seguro, BA, bem como discutir a relevância dada à Educação Escolar Indígena, desde a fundação de nossa Aldeia, já que a Escola aparece como o primeiro projeto na história da nossa comunidade. Nesta perspectiva, busca-se promover uma breve reflexão sobre a importância da educação indígena e escolar indígena, no contexto da comunidade Aldeia Velha. Nesta pesquisa privilegiamos a análise do professor, já que o enxergamos como possível agente de transformação social, cada vez mais preparado desde o início de nossa história e capaz para unir teorias e práticas pedagógicas em prol da promoção de uma educação intercultural de qualidade. Neste contexto, a pesquisa sobre a educação escolar indígena é de grande importância para que se tenha uma visualização mais significativa sobre a história educacional do Povo Pataxó, especialmente em Aldeia Velha, onde identificamos os avanços e o desenvolvimento do processo histórico educacional especificamente nesta comunidade desde 1998 aos dias atuais. Esta pesquisa propõe também observar os aspectos que se edificaram no ensino e aprendizagem da Escola Indígena Aldeia Velha e que nos permite apresentar essa trajetória desenvolvida, especialmente para o ensino e comunidade indígena, que marca nossa escola como território e que pretendemos denominar como “Sambaquis Curriculares”. Apresentaremos uma linha de tempo da escola, da retomada do território, da cultura durante a trajetória, da comunidade e da escola.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAldeia Velhapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.titleA história da comunidade e da educação escolar indígena do povo Pataxó em Aldeia Velha – Arraial D´Ajuda - Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marialva.pdf5.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.