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http://hdl.handle.net/1843/60982
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Charles Moreira Cunha | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1253377311855009 | pt_BR |
dc.creator | Marialva Dias Dos Santos | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8918589946521023 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-16T11:07:10Z | - |
dc.date.available | 2023-11-16T11:07:10Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/60982 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa propõe entender os processos de construção da Escola Indígena de Aldeia Velha vinculada à retomada do território Pataxó em Arraial d’Ajuda, município de Porto Seguro, BA, bem como discutir a relevância dada à Educação Escolar Indígena, desde a fundação de nossa Aldeia, já que a Escola aparece como o primeiro projeto na história da nossa comunidade. Nesta perspectiva, busca-se promover uma breve reflexão sobre a importância da educação indígena e escolar indígena, no contexto da comunidade Aldeia Velha. Nesta pesquisa privilegiamos a análise do professor, já que o enxergamos como possível agente de transformação social, cada vez mais preparado desde o início de nossa história e capaz para unir teorias e práticas pedagógicas em prol da promoção de uma educação intercultural de qualidade. Neste contexto, a pesquisa sobre a educação escolar indígena é de grande importância para que se tenha uma visualização mais significativa sobre a história educacional do Povo Pataxó, especialmente em Aldeia Velha, onde identificamos os avanços e o desenvolvimento do processo histórico educacional especificamente nesta comunidade desde 1998 aos dias atuais. Esta pesquisa propõe também observar os aspectos que se edificaram no ensino e aprendizagem da Escola Indígena Aldeia Velha e que nos permite apresentar essa trajetória desenvolvida, especialmente para o ensino e comunidade indígena, que marca nossa escola como território e que pretendemos denominar como “Sambaquis Curriculares”. Apresentaremos uma linha de tempo da escola, da retomada do território, da cultura durante a trajetória, da comunidade e da escola. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Aldeia Velha | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar indígena | pt_BR |
dc.title | A história da comunidade e da educação escolar indígena do povo Pataxó em Aldeia Velha – Arraial D´Ajuda - Bahia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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