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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Affective priming caused by musical chords on human facial expressions
Título(s) alternativo(s): Priming afetivo causado por acordes musicais nas expressões faciais humanas
Autor(es): Edson Massayuki Huziwara
Átila Moreira Cedro
Raone Mateus Rodrigues
Thaís Porlan de Oliveira
Renato Bortoloti
Antônio Jaeger
Resumen: The emotional valence of a given stimulus is more quickly identified when such stimulus is preceded by another stimulus with a congruent valence (e.g., a positive word preceded by another positive word), a phenomenon termed affective priming. The present study investigated whether affective priming occurs when chords (consonant/dissonant, high/low pitch) are used as primes, and faces (happy or sad) are used as targets. Forty undergraduate students were submitted to 64 trials divided in eight experimental conditions with eight trials each. The eight experimental conditions were half congruent and half incongruent. The congruent combinations consisted of (a) consonant/high pitch—happy, (b) consonant/low pitch—happy, (c) dissonant/high pitch—sad, and (d) dissonant/low pitch—sad, while the incongruent combinations consisted of (e) dissonant/high pitch—happy, (f) dissonant/low pitch—happy, (g) consonant/high pitch—sad, and (h) consonant/low pitch—sad. Faster responses were found in the congruent condition when compared with the incongruent one, except when the high pitch—happy face combination was presented. These results partially replicate previous findings suggesting that the salience of the target stimuli can hinder the affective priming effect, which seems consistent with the happiness superiority effect literature.
Abstract: A valência emocional de um determinado estímulo é mais rapidamente identificada quando tal estímulo é precedido por outro estímulo com valência congruente (por exemplo, uma palavra positiva precedida por outra palavra positiva), fenômeno denominado priming afetivo. O presente estudo investigou se o priming afetivo ocorre quando acordes (consoantes/dissonantes, agudos/graves) são usados ​​como primos e rostos (felizes ou tristes) são usados ​​como alvos. Quarenta estudantes de graduação foram submetidos a 64 tentativas divididas em oito condições experimentais com oito tentativas cada. As oito condições experimentais foram metade congruentes e metade incongruentes. As combinações congruentes consistiam em (a) consoante/tom alto - feliz, (b) consoante/tom baixo - feliz, (c) dissonante/tom alto - triste e (d) dissonante/tom baixo - triste, enquanto as combinações incongruentes consistia em (e) tom dissonante/alto – feliz, (f) tom dissonante/tom baixo – feliz, (g) tom consoante/alto – triste e (h) tom consoante/tom baixo – triste. Respostas mais rápidas foram encontradas na condição congruente quando comparada com a incongruente, exceto quando foi apresentada a combinação tom agudo – cara feliz. Estes resultados replicam parcialmente descobertas anteriores, sugerindo que a saliência dos estímulos alvo pode dificultar o efeito de priming afetivo, o que parece consistente com a literatura sobre o efeito de superioridade da felicidade.
Asunto: Estimulos sensoriais
Estudantes
Felicidade
Expressão facial
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Tipo de acceso: Acesso Restrito
Identificador DOI: https://doi.org/10.1177/03057356221097996
URI: http://hdl.handle.net/1843/61022
Fecha del documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/03057356221097996
metadata.dc.relation.ispartof: Psychology of music
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