Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/61022
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dc.creatorEdson Massayuki Huziwarapt_BR
dc.creatorÁtila Moreira Cedropt_BR
dc.creatorRaone Mateus Rodriguespt_BR
dc.creatorThaís Porlan de Oliveirapt_BR
dc.creatorRenato Bortolotipt_BR
dc.creatorAntônio Jaegerpt_BR
dc.date.accessioned2023-11-16T21:24:31Z-
dc.date.available2023-11-16T21:24:31Z-
dc.date.issued2022-
dc.citation.volume51pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage541pt_BR
dc.citation.epage552pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1177/03057356221097996pt_BR
dc.identifier.issn1741-3087pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/61022-
dc.description.abstractA valência emocional de um determinado estímulo é mais rapidamente identificada quando tal estímulo é precedido por outro estímulo com valência congruente (por exemplo, uma palavra positiva precedida por outra palavra positiva), fenômeno denominado priming afetivo. O presente estudo investigou se o priming afetivo ocorre quando acordes (consoantes/dissonantes, agudos/graves) são usados ​​como primos e rostos (felizes ou tristes) são usados ​​como alvos. Quarenta estudantes de graduação foram submetidos a 64 tentativas divididas em oito condições experimentais com oito tentativas cada. As oito condições experimentais foram metade congruentes e metade incongruentes. As combinações congruentes consistiam em (a) consoante/tom alto - feliz, (b) consoante/tom baixo - feliz, (c) dissonante/tom alto - triste e (d) dissonante/tom baixo - triste, enquanto as combinações incongruentes consistia em (e) tom dissonante/alto – feliz, (f) tom dissonante/tom baixo – feliz, (g) tom consoante/alto – triste e (h) tom consoante/tom baixo – triste. Respostas mais rápidas foram encontradas na condição congruente quando comparada com a incongruente, exceto quando foi apresentada a combinação tom agudo – cara feliz. Estes resultados replicam parcialmente descobertas anteriores, sugerindo que a saliência dos estímulos alvo pode dificultar o efeito de priming afetivo, o que parece consistente com a literatura sobre o efeito de superioridade da felicidade.pt_BR
dc.description.resumoThe emotional valence of a given stimulus is more quickly identified when such stimulus is preceded by another stimulus with a congruent valence (e.g., a positive word preceded by another positive word), a phenomenon termed affective priming. The present study investigated whether affective priming occurs when chords (consonant/dissonant, high/low pitch) are used as primes, and faces (happy or sad) are used as targets. Forty undergraduate students were submitted to 64 trials divided in eight experimental conditions with eight trials each. The eight experimental conditions were half congruent and half incongruent. The congruent combinations consisted of (a) consonant/high pitch—happy, (b) consonant/low pitch—happy, (c) dissonant/high pitch—sad, and (d) dissonant/low pitch—sad, while the incongruent combinations consisted of (e) dissonant/high pitch—happy, (f) dissonant/low pitch—happy, (g) consonant/high pitch—sad, and (h) consonant/low pitch—sad. Faster responses were found in the congruent condition when compared with the incongruent one, except when the high pitch—happy face combination was presented. These results partially replicate previous findings suggesting that the salience of the target stimuli can hinder the affective priming effect, which seems consistent with the happiness superiority effect literature.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulopt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofPsychology of musicpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectAffective priming effectpt_BR
dc.subjectHappiness superiority effectpt_BR
dc.subjectChordspt_BR
dc.subjectFacespt_BR
dc.subjectCollege studentspt_BR
dc.subject.otherEstimulos sensoriaispt_BR
dc.subject.otherEstudantespt_BR
dc.subject.otherFelicidadept_BR
dc.subject.otherExpressão facialpt_BR
dc.titleAffective priming caused by musical chords on human facial expressionspt_BR
dc.title.alternativePriming afetivo causado por acordes musicais nas expressões faciais humanaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://journals.sagepub.com/doi/10.1177/03057356221097996pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4313-5821pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2476-4286pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7252-3738pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6389-8733pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5093-6198pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

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