Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/61041
Tipo: Tese
Título: Construções identitárias de professoras negras formadoras em cursos de licenciatura de física no Brasil
Título(s) alternativo(s): Identity constructions of black female teachers in physics degree courses in Brazil
Autor(es): Fernanda Aparecida de Souza
Primeiro Orientador: Júlio Emilio Diniz Pereira
Primeiro membro da banca : Nilma Lino Gomes
Segundo membro da banca: Wilma de Nazare Baia Coelho
Terceiro membro da banca: Silvani dos Santos Valentim
Quarto membro da banca: Silvana Sousa do Nascimento
Quinto membro da banca: Juliana Batista Faria
Resumo: A presente investigação acadêmica buscou compreender os processos de construção identitária de professoras negras formadoras de novas/os professoras/es em licenciaturas em Física no Brasil. Ao entender que a/o professora/or formadora/or não é um sujeito homogêneo, trazê-la/o para esta pesquisa foi reconhecer especificidades que marcam o seu fazer profissional e constituem suas identidades. A problemática desta pesquisa foi construída a partir dos seguintes tópicos: i) trajetórias educacionais desiguais entre mulheres negras e brancas, e a subrepresentatividade daquelas na docência do ensino superior; ii) professora negras em cursos marcadamente masculinos; e iii) a complexa tarefa de ser formadora de novas/os professoras/es em licenciaturas no Brasil pelas dificuldades históricas desse campo. A realidade de mulheres negras que “escolhem” trabalhar em licenciaturas de áreas cientificas e tecnológicas, mais precisamente na área da Física, se torna ainda mais complexa, tendo em vista a existência de inúmeros fatores que perpassam, demarcam, influenciam suas experiências como mulheres negras no seio da sociedade brasileira. A sociologia das ausências e a sociologia das emergências foram utilizadas como fundamentação teórica deste estudo. As histórias contadas possibilitaram transformar ausências em presenças, além de evidenciar inúmeros mecanismos que podem elucidar de que maneira o modelo de racionalidade dominante opera em nossa sociedade. As análises revelaram o quanto as vivências no âmbito pessoal e social se interconectam na constituição de si, enquanto mulheres, negras, professoras formadoras. Os processos que constroem identidades são as experiências de cada dia, são percepções, são silenciamentos, são recuos e avanços, apostas, reconhecimentos
Abstract: The present academic investigation sought to understand the processes of identity construction of black teachers who train new teachers in Physics degrees in Brazil. By understanding that the teacher is not a homogeneous subject, bringing him/her to this research was to recognize specificities that mark their professional work and constitute their identities. The problem of this research was constructed from the following topics: i) unequal educational trajectories between black and white women, and their underrepresentation in higher education teaching; ii) black female professors in markedly male courses; and iii) the complex task of being a trainer of new professors in teaching degrees in Brazil due to the historical difficulties of this field. The reality of black women who “choose” to work in undergraduate degrees in scientific and technological areas, more precisely in the field of Physics, becomes even more complex, given the existence of numerous factors that permeate, demarcate, influence their experiences as black women within Brazilian society. The sociology of absences and the sociology of emergencies were used as the theoretical foundation of this study. The stories told made it possible to transform absences into presences, in addition to highlighting numerous mechanisms that can elucidate how the dominant model of rationality operates in our society. The analyzes revealed how much the experiences in the personal and social scope are interconnected in the constitution of oneself, as women, blacks, teacher educators. The processes that build identities are everyday experiences, they are perceptions, they are silencing, they are retreats and advances, bets, recognitions.
Assunto: Educação
Professores universitários - Formação
Negras - Identidade racial
Relações raciais
Relações étnicas
Professores - Formação
Mulheres na educação
Professores de física - Formação
Sociologia educacional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/61041
Data do documento: 28-Fev-2023
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